Da escola técnica à universidade tecnológica: o lugar da educação de nível médio no plano de desenvolvimento institucional do CEFET/RJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorParaquett, Marcia-
Autor(es): dc.contributorDaher, Del Carmen-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Luciana Maria Almeida de-
Autor(es): dc.contributorDeusdará, Bruno-
Autor(es): dc.contributorLamego, Mariana-
Autor(es): dc.contributorRocha, Décio-
Autor(es): dc.creatorGiorgi, Maria Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7780-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770508-
Descrição: dc.descriptionBuscando melhor entender o Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET/RJ, esta tese tem como objetivo, em um primeiro momento, traçar um breve perfil do ensino técnico no país, e posteriormente verificar como se constroem discursivamente as relações entre os ensino Médio, Técnico e Superior no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI da citada instituição, documento restrito ao Ensino Superior. No âmbito da Linguística, para fundamentar a abordagem teórica, no que se refere às questões de linguagem, lanço mão do princípio dialógico e da noção de gênero de discurso propostos por Bakhtin (2000; 2004); para as discussões relativas a poder e saber na escola recorro a propostas de Foucault (1987; 1996); para atender a especificidades das questões do ensino profissional valho-me de discussões advindas da área da Educação que têm como foco a análise das relações entre educação e trabalho (FRIGOTTO, 1985; 2010; KUENZER, 1988; 2010). Com base nos resultados é possível asseverar que não se confirma a hipótese inicial de que em uma instituição formada por diferentes níveis, mesmo em um documento enunciado a partir do ponto de vista do Ensino Superior seria possível identificar diferentes vozes e posicionamentos por meio de marcas explícitas de heterogeneidade. Constrói-se discursivamente uma comunidade cefetiana homogênea, a quem são atribuídas, em geral, tarefas de execução, distantes do planejamento da instituição, apontando para uma divisão taylorista do trabalho. Priorizam-se, no documento, saberes relacionados ao Ensino Superior, ao passo que os relativos à educação de nível médio são apagados-
Descrição: dc.descriptionPour accéder à une connaissance plus approfondie du Centre Fédéral d’Education Technologique/Etat de Rio de Janeiro (CEFET/RJ), cette thèse a pour but d’esquisser un profil de l’enseignement technique au Brésil et de vérifier comment se construisent discursivement les rapports entre enseignement moyen, technique et supérieur dans le Plan de Développement Institutionnel (PDI), document concernant exclusivement l’enseignement supérieur au CEFET/RJ. Le cadre théorique qui nous sert de base pour une approche des pratiques langagières est centré sur le principe dialogique et la notion de genre de discours tels que les envisage Bakhtine (2000, 2004). Pour ce qui est du débat concernant les rapports entre savoir et pouvoir à l’école nous aurons recours à Foucault (1987, 1996); les spécificités de l’enseignement professionnel seront traitées dans le cadre du débat qui met en scène le thème de l’éducation et du travail (FRIGOTTO, 1985, 2010; KUENZER, 1988, 2010). Les résultats obtenus ne nous permettent pas de confirmer l’hypothèse selon laquelle dans une institution comprenant différents niveaux d’enseignement il serait possible d’identifier une multiplicité de voix et de positionnements à travers l’analyse d’un document officiel comme le PDI, quand bien même celui-ci serait énoncé du point de vue de l’enseignement supérieur. On construit discursivement une communauté homogène au CEFET à qui s’attribuent d’une manière générale les tâches d’exécution, la planification de l’institution étant réservée à d’autres acteurs, ce qui dénonce un partage taylorien du travail. Dans le document analysé, la priorité est accordée aux savoirs relatifs à l’enseignement supérieur, alors que s’effacent ceux concernant l’éducation moyenne-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino técnico-
Palavras-chave: dc.subjectPDI-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino técnico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectCentro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectEnseignement professionnel-
Palavras-chave: dc.subjectÉducation et travail-
Palavras-chave: dc.subjectEnseignement technique-
Palavras-chave: dc.subjectPlan de Développement Institutionnel-
Título: dc.titleDa escola técnica à universidade tecnológica: o lugar da educação de nível médio no plano de desenvolvimento institucional do CEFET/RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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