Simulação de baixa fidelidade como ferramenta educacional na aprendizagem dos tipos de tecidos em lesão por pressão: estudo metodológico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSá, Selma Petra Chaves-
Autor(es): dc.contributorJerônimo, Ingrid Régia Lopes-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Euzeli da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9817313887212738-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3441346855558773-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2361092836962456-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6785249501253072-
Autor(es): dc.creatorLacerda, Cássio Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16663-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770482-
Descrição: dc.descriptionO uso da simulação vem ganhando destaque como ferramenta educacional no ensino da graduação de enfermagem, utilizando locais e ferramentas para o estímulo à curiosidade, à postura ativa e à experimentação. Para tanto simular os diferentes tecidos possíveis de ocorrerem no leito das lesões por pressão (LP), permite ao aluno visualizar como realmente são esses tecidos, gerando reflexão, habilidades diagnósticas para tomada de decisão e melhor correlação teórico-prática. Diante da problemática acerca do ensino teórico prático sobre LP, tivemos como objeto de estudo a simulação dos tipos de tecidos presentes nas lesões por pressão visando o ensino na graduação de enfermagem. Este estudo teve como objetivo elaborar e validar o uso da simulação de baixa fidelidade utilizando compostos orgânicos à base de frutas para simular os diferentes tecidos nas LP. Os objetivos específicos foram: Identificar na literatura científica os tipos de simulações utilizadas como metodologia ativa, com estudantes de enfermagem para o ensino da avaliação de lesão por pressão; elaborar as lesões por pressão utilizando compostos orgânicos para simulação; desenvolver prática simulada de baixa fidelidade utilizando compostos orgânicos à base de frutas para simular os diferentes tecidos existentes nas lesões por pressão visando o ensino na graduação de enfermagem e validar a simulação a partir de juízes especialistas na temática. Trata-se de estudo do tipo metodológico, realizado com 9 juízes especialistas em enfermagem dermatológica/estomaterapia. O cenário de pesquisa para elaboração da ferramenta educacional foi o laboratório de Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense-UFF. A coleta de dados do estudo foi composta por quatro etapas para dar origem ao produto final: 1º Etapa- revisão integrativa; 2º Etapa – elaboração das Lesões por Pressão a base de compostos orgânicos para simulação; 3º Etapa- validação pelos juízes especialistas da simulação com os tipos de tecidos presentes nos leitos das lesões por pressão com lesões artificiais a base de compostos orgânicos; 4º Etapa: Adequação da simulação após validação com juízes especialistas. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal Fluminense com o número do parecer 3.676.562, CAAE 24651419.5.0000.5243. Esta pesquisa elaborou e validou uma ferramenta educacional através da simulação em manequins de baixa fidelidade utilizando compostos orgânicos à base de frutas para simular 4 lesões com os diferentes tecidos existentes nas LP. Assim, o produto final validado pelos juízes especialistas foram quatro lesões com os tipos de tecidos presentes no leito das LP fixadas em manequins de baixa fidelidade como uma alternativa para o favorecimento do ensino do conteúdo aos estudantes de enfermagem. Foi utilizado como instrumento (escala Likert) para avaliação da ferramenta educacional pelos juízes, possuindo um total de 06 itens a serem respondidos, composto por três blocos, cada um dos 09 juízes respondeu a 06 itens do instrumento (09 participantes x 06 itens a serem respondidos) totalizando 54 respostas (100%). Assim 52 respostas (96,29%) foram positivas, entre totalmente adequado e adequado. Observou-se, uma tendência dos juízes de optar pelas respostas de forma concordante (Adequado ou Totalmente Adequado). Desta forma, a ferramenta educacional obteve níveis satisfatórios na validação dos blocos do instrumento e poderá contribuir para qualificação em enfermagem, segurança do paciente, ensino e pesquisa-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe use of simulation has stand out as an educational tool in the teaching of undergraduate nursing, using places and tools to stimulate curiosity, active posture, and experimentation. Therefore, to simulate the different tissues that can possibly appear in the bed of pressure injuries (PI), allows the student to visualize how these tissues really are, creating reflection, diagnostic skills for decision making and better theoretical-practical correlation. In view of the problem of the theoretical and practical teaching about PI, our object of study was the simulation of the types of tissues present in pressure injuries aiming at teaching in undergraduate nursing. This study aimed to elaborate and validate the use of low-fidelity simulation using fruit-based organic compounds to simulate the different tissues in PI. The specific objectives were: To identify in the scientific literature the types of simulations used as an active methodology, with nursing students to teach pressure injury assessment; elaborate pressure injuries using organic compounds for simulation; to develop a simulated low-fidelity practice using organic fruit-based compounds to simulate the different existing tissues in pressure injuries looking forward to teach undergraduate nursing, and validate the simulation based on expert judges on the subject. This is a methodological study, carried out with 9 experts in dermatological nursing / stomatherapy. The research scenario for the elaboration of the educational tool was the Nursing laboratory of the Aurora de Afonso Costa Nursing School from the Federal Fluminense University-UFF. The data collection of the study was composed of four stages to give rise to the final product: 1st Stage - integrative review; 2nd Stage - preparation of Pressure Injuries based on organic compounds for simulation; 3rd Stage - validation by the experts of the simulation with the types of tissues present in the beds of pressure injuries with artificial injuries based on organic compounds; 4th Stage: Adequacy of the simulation after validation with expert judges. The research was approved by the Research Ethics Committee (CEP) of the Federal Fluminense University under the number of 3,667,562, CAAE 24651419.5.0000.5243. This research developed and validated an educational tool through the simulation on low-fidelity mannequins using organic compounds based on fruits to simulate 4 injuries with the different tissues existing in the PI. Thus, the final product validated by the expert judges was four injuries with the types of tissues present in the PI bed attached on low-fidelity mannequins as an alternative to promote the teaching of this content to nursing students. A Likert scale was used as an instrument for evaluation of the educational tool by the judges, with a total of 06 items to be answered, composed by three blocks. Each of the 09 judges answered 06 items of the instrument (09 participants x 06 items to be answered) with a total of 54 answers (100%). Thus, 52 answers (96.29%) were positive, between totally adequate and adequate. There was a tendency for the judges to choose the answers accordingly (Adequate or Totally Adequate). In this way, the educational tool obtained satisfactory levels in the validation of the instrument blocks and shall contribute to qualification in nursing, patient safety, teaching and research-
Descrição: dc.descriptionEl uso de la simulación ha ganado protagonismo como herramienta educativa en la enseñanza de la graduación en enfermería, utilizando lugares y herramientas para estimular la curiosidad, la postura activa y la experimentación. Por lo tanto, simular los diferentes tejidos posibles de ocurrir en el lecho de lesiones por presión (LP) permite al alumno visualizar cómo son realmente estos tejidos, generando reflexión, habilidades diagnósticas para la toma de decisiones y una mejor correlación teórico-práctica. Ante el problema de la enseñanza teórica y práctica sobre la LP, tuvimos como objeto de estudio la simulación de los tipos de tejidos presentes en las lesiones por presión con el objetivo de la enseñanza en la graduación de enfermería. Este estudio tuvo como objetivo elaborar y validar el uso de simulación de baja fidelidad utilizando compuestos orgánicos a base de frutas para simular los diferentes tejidos en LP. Los objetivos específicos fueron: Identificar en la literatura científica los tipos de simulaciones utilizadas como metodología activa, con estudiantes de enfermería para enseñar evaluación de lesiones por presión; elaborar lesiones por presión utilizando compuestos orgánicos para la simulación; Desarrollar una práctica simulada de baja fidelidad utilizando compuestos orgánicos a base de frutas para simular los diferentes tejidos existentes en las lesiones por presión con el objetivo de enseñar a los estudiantes de enfermería y validar la simulación a partir de jueces expertos en la materia. Se trata de un estudio metodológico, realizado con 9 expertos en enfermería dermatológica / terapia enterostomal. El escenario de investigación para la elaboración de la herramienta educativa fue el laboratorio de enfermería de la Escuela de Enfermería Aurora de Afonso Costa, de la Universidad Federal Fluminense-UFF. La recogida de datos del estudio se compuso de cuatro etapas para dar lugar al producto final: 1ª Etapa - revisión integradora; 2ª etapa: preparación de lesiones por presión basadas en compuestos orgánicos para simulación; 3ª Etapa - validación por los expertos de la simulación con los tipos de tejidos presentes en los lechos de lesiones por presión con lesiones artificiales a base de compuestos orgánicos; 4ª Etapa: Adecuación de la simulación después de la validación con jueces expertos. La investigación fue aprobada por el Comité de Ética en Investigación (CEP) de la Universidad Federal Fluminense con el número 3.667.562, CAAE 24651419.5.0000.5243. Esta investigación desarrolló y validó una herramienta educativa a través de la simulación en maniquíes de baja fidelidad utilizando compuestos orgánicos a base de frutas para simular 4 lesiones con los diferentes tejidos existentes en el LP. Así, el producto final validado por los jueces expertos fueron cuatro lesiones con los tipos de tejidos presentes en el lecho de las LP adheridos en maniquíes de baja fidelidad como alternativa para favorecer la enseñanza de contenidos a estudiantes de enfermería. Se utilizó como instrumento (escala Likert) para la evaluación de la herramienta educativa por parte de los jueces, teniendo un total de 06 ítems por contestar, compuestos por tres bloques, cada uno de los 09 jueces respondió a 06 ítems del instrumento (09 participantes x 06 ítems por contestar) totalizando 54 respuestas (100%). Así, 52 respuestas (96,29%) fueron positivas, entre totalmente adecuadas y adecuadas. Los jueces tenían una tendencia a elegir las respuestas en acuerdo (Adecuado o Totalmente Adecuado). De esta manera, la herramienta educativa obtuvo niveles satisfactorios en la validación de los bloques de instrumentos y puede contribuir a la calificación en enfermería, seguridad del paciente, enseñanza e investigación-
Descrição: dc.description98f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTreinamento por Simulação-
Palavras-chave: dc.subjectModelos Educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectLesão por Pressão-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de Enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectTreinamento por Simulação-
Palavras-chave: dc.subjectModelos Educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectLesão por Pressão-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de Enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectSimulation Training-
Palavras-chave: dc.subjectEducational Models-
Palavras-chave: dc.subjectPressure Ulcer-
Palavras-chave: dc.subjectStudents, Nursing-
Palavras-chave: dc.subjectEntrenamiento por Simulacro-
Palavras-chave: dc.subjectModelos Educativos-
Palavras-chave: dc.subjectÚlcera por Presión-
Palavras-chave: dc.subjectEstudiantes de Enfermería-
Título: dc.titleSimulação de baixa fidelidade como ferramenta educacional na aprendizagem dos tipos de tecidos em lesão por pressão: estudo metodológico-
Título: dc.titleLow-fidelity simulation as an educational tool in learning types of tissue in pressure injuries: methodological study-
Título: dc.titleLa simulación de baja fidelidad como herramienta educativa en el aprendizaje de tipos de tejidos en lesiones por presión: estudio metodológico-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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