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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Cruz, Denise Rollemberg | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Ana Lúcia | - |
Autor(es): dc.contributor | Kushnir, Beatriz | - |
Autor(es): dc.contributor | Sacramento, Igor | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Paulo Knauss de | - |
Autor(es): dc.creator | Guedes, Wallace Andrioli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:25:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:25:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14030 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770466 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo busca compreender a trajetória do cineasta Roberto Farias em suas múltiplas complexidades, com especial enfoque no filme Pra frente Brasil (1982). Realizado nos anos finais da ditadura militar brasileira (1964-1985), momento em que o próprio Farias voltava a exercer o ofício de diretor de cinema, após bem-sucedida atuação no comando da estatal Embrafilme durante o governo do general Ernesto Geisel (1974-1979), Pra frente Brasil foi censurado por razões políticas. A partir dessa aparente contradição, de um profissional que fez parte do aparato estatal durante o regime ditatorial ter uma obra sua vetada por esse mesmo regime – e num contexto de abertura política –, busca-se, primeiramente, analisar a fundo o filme em questão, seus aspectos estéticos, narrativos e políticos, para compreender sua inserção e impacto no Brasil de 1982/1983 (capítulo 1); em seguida, discute-se em detalhes seu longo e controverso processo censório, em diálogo com as transformações por que passava também a Censura naqueles anos de transição (capítulo 2); num terceiro momento, abre-se o leque analítico para a trajetória profissional de Farias, destacando os filmes que dirigiu (capítulo 3) e sua atuação à frente da Embrafilme (capítulo 4). É importante destacar que, mesmo com esse movimento de ampliação do olhar, Pra frente Brasil permanece no horizonte: propõe-se aqui um diálogo constante e complexo entre o filme e os elementos externos a ele, que permita compreender até que ponto sua realização significou de fato uma ruptura na carreira de Roberto Farias. | - |
Descrição: dc.description | This study aims to comprehend the trajectory of the movie director Roberto Farias in its multiple complexities, focusing specifically in the movie Pra frente Brasil (1982). Made in the final years of the Brazilian military dictatorship (1964-1085), a moment in which Farias himself was restarting to work as a movie director after his successful role as the chief of the state company Embrafilme during General Ernest Geisel’s government (1974-1979), the movie Pra frente Brasil was censored due to political reasons. From this apparent contradiction of a professional who was part of the state tool during the dictatorial regime having his work vetted by the same regime – and in a context of political opening – this study tries, first of all, to analyze in depth the movie, its aesthetic, narrative, and political aspects to understand its part and impact in Brazil from 1982 to 1983 (chapter 1); after that, this work discusses its long and controversial censoring process in details, in connection with the transformations which the Censorship itself was going through in the years of transition (chapter 2); in a later moment, the analysis is widened to Farias’s professional trajectory, contrasting the movies directed by him and his work as the head of Embrafilme (chapter 4). It is important to mention that even making this widening movement in the present analysis, Pra frente Brasil is still the main point of this work: what is proposed here is the constant and complex dialogue between the movie and external elements which make possible the comprehension of how much its production meant as a rupture in Roberto Farias’s career. | - |
Descrição: dc.description | 318f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pra frente Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Roberto Farias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Embrafilme | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ditadura militar brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pra frente Brasil (Filme) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ditadura Militar, 1964-1979 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência ao governo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Farias, Roberto, 1932- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian military dictatorship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistance | - |
Título: dc.title | Política como produto: Pra frente Brasil e o cinema de Roberto Farias | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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