Aspectos estruturantes da adoção de tecnologias no contexto do ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerraz, Fernando Toledo-
Autor(es): dc.contributorMello, Luiz Carlos Brasil De Brito-
Autor(es): dc.contributorPereira, Rodrigo Arcuri Marques-
Autor(es): dc.creatorSouza, Renan Freitas de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:25:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:25:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26337-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770459-
Descrição: dc.descriptionCom o surto da pandemia de coronavírus SARS-Cov2 no ínicio de 2020, as instituições de ensino foram fechadas e autorizadas a substituir as aulas presenciais por aulas que promovessem o uso dos meios e as tecnologias de informação e comunicação. Este estudo buscou analisar e apresentar os principais aspectos que dão base a introdução do uso de tecnologias dentro do contexto educacional, buscando, por meio de uma revisão da literatura concebida na academia sobre a aceitação do uso de tecnologias, compreender o impacto na percepção dos usuários quanto a introdução de novas tecnologias. Assim, analisou-se os principais modelos teóricos sobre aceitação de uso de tecnologia dentro desse contexto para buscar entender sobre quais os principais fatores desses modelos que impactam na adoção de tecnologias. Essa abordagem, permitiu analisar quais as principais variáveis que explicam a aceitação das tecnologias e quais as principais diferenças e semelhanças dos modelos dentro das pesquisas dessa temática. Por fim, os resultados obtidos da análise demonstram que fatores como influência social, prazer percebido, qualidade percebida, autoeficácia, acessibilidade, ludicidade e experiência são os principais fatores externos presente nos modelos de aceitação de tecnologias e que fatores relacionados as condições socioeconômicas dos países influenciam no uso de tecnologias e adesão de modelos de ensino a distância. A melhor compreensão desses fatores servem como base teórica para compreender os fatores que devem ser considerados na hora de fazer o planejamento para aceitação e adesão de novas tecnologias de ensino, especialmente em contextos emergenciais como foi visto no caso da pandemia.-
Descrição: dc.descriptionWith the outbreak of the SARS-Cov2 coronavirus pandemic in the early 2020s, educational institutions were closed and authorized to replace face-to-face classes by classes that promoted the use of media and information and communication technologies. This study sought to analyze and present the main aspects that provide the basis for the introduction of the use of technologies within the educational context, seeking, through a review of the literature conceived in academia on the acceptance of the use of technologies, to understand the impact on users' perception regarding the introduction of new technologies. Thus, the main theoretical models on acceptance of technology use within this context were analyzed to try to understand which are the main factors of these models that impact the adoption of technologies. This approach allowed us to analyze which are the main variables that explain the acceptance of technologies and what are the main differences and similarities of the models within the research on this theme. Finally, the results obtained from the analysis show that factors such as social influence, perceived pleasure, perceived quality, self-efficacy, accessibility, playfulness, and experience are the main external factors present in the models of technology acceptance, and that factors related to the socioeconomic conditions of the countries influence the use of technologies and the adherence to distance learning models. A better understanding of these factors serves as a theoretical basis for understanding the factors that should be considered when planning for the acceptance and adherence of new teaching technologies, especially in emergency contexts as seen in the case of the pandemic.-
Descrição: dc.description77 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de Aceitação de Tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectImpactos da Tecnologia na Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de produção-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology Acceptance Model-
Palavras-chave: dc.subjectImpacts of Technology on Learning-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleAspectos estruturantes da adoção de tecnologias no contexto do ensino-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.