Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Marinho, Gabriel Filgueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:25:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:25:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16624 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770423 | - |
Descrição: dc.description | Esse trabalho discute como que o cinema documentário opera diferentes representações políticas através do uso de imagens de arquivo. Partindo da analise de como que fotografias, fonogramas e filmes de origens diversas foram utilizados nos curtas metragens realizados pelo Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais, o IPÊS, entre 1962 e 1964, e no longa-metragem “Jango”(1984), dirigido por Silvio Tendler; busco compreender como a linguagem cinematográfica possibilitou que imagens geradas por uma organização engajada com valores anticomunistas pudessem contribuir para uma outra narrativa audiovisual, vinculada com valores politicamente opostos e realizada duas décadas depois. O objetivo desse trabalho é discutir a categoria imagem de arquivo como uma ferramenta do cinema para a construção de múltiplas narrativas históricas e seu papel no espaço de disputa de representações; questão que ultrapassa classificações como “verdade” e “inverdade”, ainda comuns nos debates a respeito de filmes documentários | - |
Descrição: dc.description | 413 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagens de arquivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema político | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anticomunismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redemocratização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentário (cinema) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem - aspecto histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem cinematográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema - aspecto político | - |
Título: dc.title | A migração das imagens: o uso de imagens de arquivo no cinema documentário brasileiro (1961 - 1984) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: