Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Eden Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor | Bruno, Ruth | - |
Autor(es): dc.creator | Vasconcelos, Vanessa Mariano de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:25:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:25:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5973 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770403 | - |
Descrição: dc.description | Os documentos oficiais orientadores da educação e do ensino, LDB, PCN+ e BNCC, trazem recomendações para que o Ensino Médio tenha um caráter formativo, participativo e inclusivo, a partir de medidas que dependem da escola e dos professores. O uso do processo de Alfabetização Científica (AC) neste trabalho visa proporcionar uma aprendizagem de forma mais significativa e que trabalhe de modo a ajudar no desenvolvimento cognitivo dos alunos, pondo em prática o recomendado pelos documentos citados acima. O modelo de atividade proposto leva em consideração o tempo disponível nas escolas, sugerindo uma aula dinâmica e meios de avaliação que ajudem o professor a verificar de forma individual a aprendizagem do conceito de força, através das Leis de Newton, a fim de buscar resultados de um Ensino de Física diferente dos de um modelo tradicional. É apresentada uma proposta de ensino do conteúdo citado sob a perspectiva da AC | - |
Descrição: dc.description | The official documents guiding brazilian education and teaching, such as LDB, PCN+ and BNCC, bring recommendations so that teaching in Medium Level has a formative, participative and inclusive character through initiatives that depend on school and teachers. The use of Scientific Literacy (SL) in this monograph text aims for offering learning in a more significative way, working to help students in their cognitive development, practicing what is mentioned in the above cited documents. The proposed activity model takes into consideration the available time in schools, suggesting a dynamic class and evaluation means to help the teacher verify in an individual way the learning of force concept, through Newton’s Laws, to search results of a Physics teaching different from those obtained with a traditional teaching model. It is presented a teaching proposal of the cited subjects under a SL perspective | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Força | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Força | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medium level | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Force | - |
Título: dc.title | Proposta didática para promoção da alfabetização científica no ensino médio: o conceito de força | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: