Proposta didática para promoção da alfabetização científica no ensino médio: o conceito de força

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorCosta, Eden Vieira-
Autor(es): dc.contributorBruno, Ruth-
Autor(es): dc.creatorVasconcelos, Vanessa Mariano de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:25:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:25:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5973-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770403-
Descrição: dc.descriptionOs documentos oficiais orientadores da educação e do ensino, LDB, PCN+ e BNCC, trazem recomendações para que o Ensino Médio tenha um caráter formativo, participativo e inclusivo, a partir de medidas que dependem da escola e dos professores. O uso do processo de Alfabetização Científica (AC) neste trabalho visa proporcionar uma aprendizagem de forma mais significativa e que trabalhe de modo a ajudar no desenvolvimento cognitivo dos alunos, pondo em prática o recomendado pelos documentos citados acima. O modelo de atividade proposto leva em consideração o tempo disponível nas escolas, sugerindo uma aula dinâmica e meios de avaliação que ajudem o professor a verificar de forma individual a aprendizagem do conceito de força, através das Leis de Newton, a fim de buscar resultados de um Ensino de Física diferente dos de um modelo tradicional. É apresentada uma proposta de ensino do conteúdo citado sob a perspectiva da AC-
Descrição: dc.descriptionThe official documents guiding brazilian education and teaching, such as LDB, PCN+ and BNCC, bring recommendations so that teaching in Medium Level has a formative, participative and inclusive character through initiatives that depend on school and teachers. The use of Scientific Literacy (SL) in this monograph text aims for offering learning in a more significative way, working to help students in their cognitive development, practicing what is mentioned in the above cited documents. The proposed activity model takes into consideration the available time in schools, suggesting a dynamic class and evaluation means to help the teacher verify in an individual way the learning of force concept, through Newton’s Laws, to search results of a Physics teaching different from those obtained with a traditional teaching model. It is presented a teaching proposal of the cited subjects under a SL perspective-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectForça-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectForça-
Palavras-chave: dc.subjectMedium level-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectScientific literacy-
Palavras-chave: dc.subjectForce-
Título: dc.titleProposta didática para promoção da alfabetização científica no ensino médio: o conceito de força-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.