Ensino de física e participação cidadã: interpretação de uma abordagem de questões sociocientíficas utilizando análise crítica do discurso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorCatarino, Giselle Faur-
Autor(es): dc.creatorSantos, Wellington Douglas Carneiro dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:25:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:25:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31558-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770398-
Descrição: dc.descriptionOs incômodos sentidos na vivência em sala de aula durante a breve carreira docente do autor desta dissertação foram a motivação para o início desse trabalho de pesquisa. Começou investigando as fontes do desinteresse de alunos pela disciplina de Física nas três séries do Ensino Médio de uma escola particular. Definimos então as perguntas de pesquisa e os objetivos do trabalho. A partir daí, visualizamos o tema central de pesquisa: possibilidade de politizar o ensino de Física como forma de aproximar os estudantes da disciplina. Utilizando o arcabouço teórico-metodológico das Questões Sociocientíficas (QSC), buscamos a revisão na literatura mais recente (2017) e uma pesquisa sobre as experiências brasileiras no assunto. Dessa forma, fundamentando o desenvolvimento de nosso trabalho. Planejamos cada etapa das atividades com os alunos com o devido cuidado, em especial a escolha do tema central a ser desenvolvido, em decisão democrática com os alunos. Foram preparados e apresentados seminários em grupo pelos alunos sobre a situação energética no país; dividido em três subtemas (radioatividade, usinas nucleares e outras fontes energéticas renováveis). Cabe destacar que a professora de História também colaborou na orientação e avaliação dos seminários. Utilizamos o material vídeogravado durante as apresentações, com devida autorização da escola e dos responsáveis dos alunos. Com o material transcrito fizemos a Análise Crítica do Discurso (ACD) de Fairclough, aliada às observações feitas in loco na data das apresentações. Verificamos que a sequência didática elaborada e aplicada mostrou potencial positivo para atender os objetivos da pesquisa, ou seja, discutir democraticamente nas três séries do ensino médio qual problema sociocientífico mais ataca a comunidade em que vivem e verificar o envolvimento dos grupos de alunos na pesquisa sobre o tema escolhido.-
Descrição: dc.descriptionThe discomforts felt by the author along his brief teaching experience was the match that led to this dissertation. It started by searching the sources of some students’ disinterest for Physics classes in the three High School grades in a private school. Then we defined the esearch questions and the investigation objectives. Thenceforth, we vizualized the possibility of politicizing Physics teaching as a way to approach the students to the subject. In order to use the theoretical-methodological framework of Social Scientific Issues (SSI), we searched and used a literature review more recente (2017) with a short cut about the brazilian experiences on the matter.We planned each stage of the students’ activities with due care, specially the choice of the theme to be developped, in a democratic decision among them, which was the energetic situation in the country. Seminars were elaborated and presented by three subgroups of students; each one dealing with a subtopic connected to the central theme; these were: radioactivity; nuclear engines; and oher renewable energy sources. Important to inform that the History teacher also participated supervising and evaluating the groups. We used the videorecorded material collected during the presentations, with due care of authorization given by the school and the students’ parents. With the transcripted material we made use of Fairclough’s Critic Discourse Analysis (CDA), associated with the observations performed in loco on the day of the presentations. We verified that the elaborated and applied didatic sequence had a positive potential to satisfy our research objectives, that were democratically discussed in the three High School grades: which socialscientic problem affected the community where they lived and verify how the students’ groups got involved with the chosen investigation.-
Descrição: dc.description86 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação cidadã-
Palavras-chave: dc.subjectQuestões sociocientíficas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências naturais-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante do ensino secundário-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de Física-
Palavras-chave: dc.subjectInteração professor-aluno-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectCitizen participation-
Palavras-chave: dc.subjectSocial scientific issues-
Título: dc.titleEnsino de física e participação cidadã: interpretação de uma abordagem de questões sociocientíficas utilizando análise crítica do discurso-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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