Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.contributor | Catarino, Giselle Faur | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Wellington Douglas Carneiro dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:25:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:25:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31558 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770398 | - |
Descrição: dc.description | Os incômodos sentidos na vivência em sala de aula durante a breve carreira docente do autor desta dissertação foram a motivação para o início desse trabalho de pesquisa. Começou investigando as fontes do desinteresse de alunos pela disciplina de Física nas três séries do Ensino Médio de uma escola particular. Definimos então as perguntas de pesquisa e os objetivos do trabalho. A partir daí, visualizamos o tema central de pesquisa: possibilidade de politizar o ensino de Física como forma de aproximar os estudantes da disciplina. Utilizando o arcabouço teórico-metodológico das Questões Sociocientíficas (QSC), buscamos a revisão na literatura mais recente (2017) e uma pesquisa sobre as experiências brasileiras no assunto. Dessa forma, fundamentando o desenvolvimento de nosso trabalho. Planejamos cada etapa das atividades com os alunos com o devido cuidado, em especial a escolha do tema central a ser desenvolvido, em decisão democrática com os alunos. Foram preparados e apresentados seminários em grupo pelos alunos sobre a situação energética no país; dividido em três subtemas (radioatividade, usinas nucleares e outras fontes energéticas renováveis). Cabe destacar que a professora de História também colaborou na orientação e avaliação dos seminários. Utilizamos o material vídeogravado durante as apresentações, com devida autorização da escola e dos responsáveis dos alunos. Com o material transcrito fizemos a Análise Crítica do Discurso (ACD) de Fairclough, aliada às observações feitas in loco na data das apresentações. Verificamos que a sequência didática elaborada e aplicada mostrou potencial positivo para atender os objetivos da pesquisa, ou seja, discutir democraticamente nas três séries do ensino médio qual problema sociocientífico mais ataca a comunidade em que vivem e verificar o envolvimento dos grupos de alunos na pesquisa sobre o tema escolhido. | - |
Descrição: dc.description | The discomforts felt by the author along his brief teaching experience was the match that led to this dissertation. It started by searching the sources of some students’ disinterest for Physics classes in the three High School grades in a private school. Then we defined the esearch questions and the investigation objectives. Thenceforth, we vizualized the possibility of politicizing Physics teaching as a way to approach the students to the subject. In order to use the theoretical-methodological framework of Social Scientific Issues (SSI), we searched and used a literature review more recente (2017) with a short cut about the brazilian experiences on the matter.We planned each stage of the students’ activities with due care, specially the choice of the theme to be developped, in a democratic decision among them, which was the energetic situation in the country. Seminars were elaborated and presented by three subgroups of students; each one dealing with a subtopic connected to the central theme; these were: radioactivity; nuclear engines; and oher renewable energy sources. Important to inform that the History teacher also participated supervising and evaluating the groups. We used the videorecorded material collected during the presentations, with due care of authorization given by the school and the students’ parents. With the transcripted material we made use of Fairclough’s Critic Discourse Analysis (CDA), associated with the observations performed in loco on the day of the presentations. We verified that the elaborated and applied didatic sequence had a positive potential to satisfy our research objectives, that were democratically discussed in the three High School grades: which socialscientic problem affected the community where they lived and verify how the students’ groups got involved with the chosen investigation. | - |
Descrição: dc.description | 86 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participação cidadã | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questões sociocientíficas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências naturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante do ensino secundário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação professor-aluno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Citizen participation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social scientific issues | - |
Título: dc.title | Ensino de física e participação cidadã: interpretação de uma abordagem de questões sociocientíficas utilizando análise crítica do discurso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: