Teorias cognitivistas da aprendizagem: um ensaio de inserção da teoria na prática do ensino de ciências da natureza

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSbano, Valmir Cândido-
Autor(es): dc.contributorBampi, Maria Luisa Furlin-
Autor(es): dc.contributorLatini, Rose Mary-
Autor(es): dc.creatorTibao, Luis Antônio Teles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:25:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:25:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22390-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770370-
Descrição: dc.descriptionAs teorias da aprendizagem resultantes dos estudos da psicologia da Gestalt, da epistemologia genética de Jean Piaget e da aprendizagem significativa de David Ausubel foram retomadas em função do processo de ensino-aprendizagem, no contexto do ensino de ciências da natureza. O objetivo geral deste estudo foi investigar como o conhecimento da cognição pode instrumentalizar a prática docente, na construção de pontes entre os novos conteúdos a serem aprendidos e a estrutura cognitiva do estudante. Da mesma forma, procurou-se investigar como se dá a experiência entre os pares em relação ao manejo das teorias da aprendizagem em seu cotidiano escolar. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória e aplicada. A pesquisa bibliográfica resultou do aproveitamento de textos que apontaram para a aplicação de tais pressupostos teóricos no cotidiano escolar. Aplicou-se, através da experiência pessoal e nas condições reais da prática docente do pesquisador, um conjunto de ações e atividades fundamentadas a partir dos pressupostos teóricos levantados, com o intuito de promover aulas mais significativas para o aprendiz. A aplicação de um questionário resultou na resposta de 26 professores que atuam no município de Rio Bonito-RJ com o ensino de biologia, física e química. Dentre os dados levantados apontou-se para o fato de que aproximadamente 54% dos entrevistados declararam não terem por prática utilizar algum tipo de fundamentação teórica para elaboração de suas práticas cotidianas de ensino. Como produto final da dissertação elaborou-se um material didático/instrucional que, aplicado em duas escolas, tem por intuito oferecer-se como instrumento aos professores de ensino de ciências na proposição de ações que promovam uma maior e mais efetiva significação dos conteúdos para quem aprende-
Descrição: dc.descriptionThe theories of learning resulting from the studies of Gestalt psychology, Genetic epistemology by Jean Piaget and meaningful learning by David Ausubel were taken up as a function of the teaching-learning process, in the context of teaching natural sciences. The general objective of this study was to investigate how cognition knowledge can instrumentalize teaching practice, in building bridges between the new content to be learned and the student's cognitive structure. In the same way, we tried to investigate how the experience between peers occurs in relation to the management of learning theories in their school routine. It is a qualitative, exploratory and applied research. The bibliographic research resulted from the use of texts that pointed to the application of such theoretical assumptions in daily school life. A set of actions and activities based on the theoretical assumptions raised were applied through personal experience and in the real conditions of the researcher's teaching practice, in order to promote more meaningful classes for the apprentice. The application of a questionnaire resulted in the response of 26 teachers who work in the city of Rio Bonito-RJ with the teaching of biology, physics and chemistry. Among the data collected, it was pointed out that approximately 54% of the interviewees declared that they did not practice using any type of theoretical foundation for the elaboration of their daily teaching practices. As a final product of the dissertation, a didactic / instructional material was developed which, applied in two schools, aims to be offered as an instrument to science teaching teachers in proposing actions that promote a greater and more effective meaning of the contents for those who learn-
Descrição: dc.description114 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia genética-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectTeorias da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectGenetic epistemology-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful learning-
Título: dc.titleTeorias cognitivistas da aprendizagem: um ensaio de inserção da teoria na prática do ensino de ciências da natureza-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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