Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pacoricona, Aldo Amilcar Bazan | - |
Autor(es): dc.contributor | Rainha, Marcelo Leonardo dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Wanderley Moura | - |
Autor(es): dc.contributor | Rainha, Marcelo Leonardo dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Pacoricona, Aldo Amilcar Bazan | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Atila Luna Ambrósio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:25:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:25:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26583 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770367 | - |
Descrição: dc.description | A ficção é essencial para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação. Embora não apresentem uma relação explicita com a metodologia de ensino da matemática, uma análise minuciosa mostra uma relação de complementação entre elas. Para ratificar isso implementa-se algo presente no cotidiano de diversos jovens: Os jogos. Usa-los como recurso de ensino pode estimular nos alunos e professores diversos aspectos cognitivos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a historia de Matemágika, um mundo repleto de possibilidades que através de um processo chamado Aprendizagem Tangencial, pode servir de base para os docentes elaborarem diferentes métodos de ensino, sejam eles totalmente gamificados, ou inserindo mais ficção ambito escolar, sem impor limites para o que pode ser produzido. | - |
Descrição: dc.description | Fiction is essential for the development of creativity and imagination. Although they do not show an explicit relationship with the mathematics teaching methodology, a detailed analysis shows a complementary relationship between them. To confirm this, something present in the daily lives of several young people is implemented: Games. Using them as a teaching resource can stimulate different cognitive aspects in students and teachers. The present work aims to present the history of Matem agika, a world full of possibilities that, through a process called ́ Tangential Learning, can serve as a basis for teachers to develop different teaching methods, whether fully gamified, or inserting more fiction in the school, without imposing limits on what can be produced. | - |
Descrição: dc.description | 54 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemágika | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Tangencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ficção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | RPG | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo em Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tangencial Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fiction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games | - |
Palavras-chave: dc.subject | RPG | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemágika | - |
Título: dc.title | Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: