Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPacoricona, Aldo Amilcar Bazan-
Autor(es): dc.contributorRainha, Marcelo Leonardo dos Santos-
Autor(es): dc.contributorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.contributorRainha, Marcelo Leonardo dos Santos-
Autor(es): dc.contributorPacoricona, Aldo Amilcar Bazan-
Autor(es): dc.creatorda Silva, Atila Luna Ambrósio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:25:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:25:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26583-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770367-
Descrição: dc.descriptionA ficção é essencial para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação. Embora não apresentem uma relação explicita com a metodologia de ensino da matemática, uma análise minuciosa mostra uma relação de complementação entre elas. Para ratificar isso implementa-se algo presente no cotidiano de diversos jovens: Os jogos. Usa-los como recurso de ensino pode estimular nos alunos e professores diversos aspectos cognitivos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a historia de Matemágika, um mundo repleto de possibilidades que através de um processo chamado Aprendizagem Tangencial, pode servir de base para os docentes elaborarem diferentes métodos de ensino, sejam eles totalmente gamificados, ou inserindo mais ficção ambito escolar, sem impor limites para o que pode ser produzido.-
Descrição: dc.descriptionFiction is essential for the development of creativity and imagination. Although they do not show an explicit relationship with the mathematics teaching methodology, a detailed analysis shows a complementary relationship between them. To confirm this, something present in the daily lives of several young people is implemented: Games. Using them as a teaching resource can stimulate different cognitive aspects in students and teachers. The present work aims to present the history of Matem agika, a world full of possibilities that, through a process called ́ Tangential Learning, can serve as a basis for teachers to develop different teaching methods, whether fully gamified, or inserting more fiction in the school, without imposing limits on what can be produced.-
Descrição: dc.description54 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMatemágika-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectGamificação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Tangencial-
Palavras-chave: dc.subjectFicção-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectRPG-
Palavras-chave: dc.subjectJogo em Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical Education-
Palavras-chave: dc.subjectGamification-
Palavras-chave: dc.subjectTangencial Learning-
Palavras-chave: dc.subjectFiction-
Palavras-chave: dc.subjectGames-
Palavras-chave: dc.subjectRPG-
Palavras-chave: dc.subjectMatemágika-
Título: dc.titleMatemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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