Controle de marketing em agências de viagens: um estudo exploratório sobre o projeto Vai Brasil no município do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Renato Gonzalez de-
Autor(es): dc.contributorSilva, Frederico Cascardo Alexandre e-
Autor(es): dc.contributorVilela, Eduardo Antônio Pacheco-
Autor(es): dc.creatorPeixoto, Priscilla Tavares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:25:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:25:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1461-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770348-
Descrição: dc.descriptionOs estudos de marketing e sua aplicabilidade nas organizações têm sido amplamente difundidos nos dias de hoje. Há a necessidade de as empresas adotarem técnicas precisas de planejamento, pois nunca o mercado mostrou-se tão competitivo e alcançar uma posição favorável requer, cada vez mais, conhecimento de marketing. Ele é o responsável pelo planejamento e execução correta de ações e planos para alcançar os objetivos organizacionais. O mercado das agências de viagens, composto por empresas prestadoras de serviços, segue também essas tendências. Elas devem ter seus planos e ações bem formulados para tornaram-se mais sólidas e competitivas. Porém, a teoria de marketing apresenta que para se obter sucesso, é fundamental possuir mecanismos para controlá-los. O controle apresenta-se como uma etapa essencial no processo mercadológico. Em vista disso, o trabalho desenvolvido busca investigar o uso de meios de controle nas agências de viagens para uma determinada ação. Empresas desse ramo optam por se tornarem parceiras de uma iniciativa do Ministério do Turismo, o projeto Vai Brasil, para comercializar produtos turísticos com preços menores, durante períodos de baixa atividade, nos destinos brasileiros. As agências de viagens associadas são as distribuidoras dos pacotes e serviços desse projeto, que se apresenta como uma ferramenta de marketing capaz de captar novos e diferenciados clientes. Compara-se então o que a teoria propõe com o controle do projeto Vai Brasil realizado nessas empresas. Para isso, o trabalho estrutura-se em revisão bibliográfica e pesquisa de campo com aplicação de questionários nas agências de viagens associadas ao projeto, no município do Rio de Janeiro. Constata-se, após as pesquisas realizadas, que o uso de meios de controle para essa ferramenta de marketing, na amostra consultada, mostra-se aquém do necessário. As agências de viagens apresentam algumas formas de monitoramento de seu desempenho, porém o controle não é realizado de forma completa conforme a literatura apresenta-
Descrição: dc.descriptionThe studies of marketing and its applicability in companies have been widely disseminated nowadays. The companies need to adopt precise planning techniques, because the market never was so competitive and, to reach a favourable position, it is necessary to have a good marketing knowledge. It is responsible for the planning and the correct execution of actions and plans to attain the company’s goals. The market of travel agencies, companies that deal with services, also follow these tendencies. They need to have good plans and actions to become more competitives and solids. However, the theory of marketing shows this is not enough. To succeed is necessary to have ways of control. Being able to control is one of the most important stages of the merchandizing process. Because of that, the developed work investigates the use of ways of control for a specific action in travel agencies. Companies in this area choose to become partners of a initiative of the Ministry of Tourism, the Vai Brasil project, to commercialize touristic products with lower prices, during the periods of slow touristic activity, in the brazilian destinies. The associated travel agencies distribute packages and services of this project, which is an instrument of marketing able to captivate new and distinguished customers. Then this work compares the theory with the real control of the Vai Brasil project by these companies. For that, the work is based on a bibliographic research and a fieldwork with application of questionaries in associated travel agencies, in the city of Rio de Janeiro. After these researches were done, the conclusion is that the ways of control for this instrument of marketing, in the consultated sample, is below the necessary. The travel agencies present some ways to monitorate the performance, but it does not follow the correct model according to what the specific literature says-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento-
Palavras-chave: dc.subjectControle-
Palavras-chave: dc.subjectVai Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectAgências de viagens-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento-
Palavras-chave: dc.subjectAgência de viagens-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectPlanning-
Palavras-chave: dc.subjectControl-
Palavras-chave: dc.subjectVai Brasil project-
Palavras-chave: dc.subjectTravel agencies-
Título: dc.titleControle de marketing em agências de viagens: um estudo exploratório sobre o projeto Vai Brasil no município do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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