Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Adriano Vargas | - |
Autor(es): dc.contributor | Fantinato, Maria Cecilia | - |
Autor(es): dc.contributor | Motta, Carlos Eduardo Mathias | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Lucas Bastos de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:25:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:25:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28604 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770338 | - |
Descrição: dc.description | O Programa Etnomatemática é um potencial aliado às práticas pedagógicas contextualizadas e inclusivas envolvendo saberes e fazeres que podemos considerar como sendo da área da Matemática, e de outras. Debater a importância da representação e reprodução do saber e fazer matemático não institucionalizado promove potencialidades que vão além do campo pedagógico, capaz de valorizar, fomentar e preservar uma cultura local. Baseado nesse contexto, a pesquisa foi estruturada a partir de uma perspectiva político - histórica de como a Matemática foi reproduzida no último século no Brasil, e como o processo de decolonialidade de conhecimentos científicos atuará em perspectivas Etnomatemáticas no intuito de promover uma Educação M atemática mais inclusiva. Por fim, serão analisadas, objetiva e comparativamente, as noções e convicções de um grupo de licenciandos dos cursos de Pedagogia e Matemática da UFF, dos campus de Niterói e Angra dos Reis, em relação às competências do Programa Etnomatemática no processo de ensino - aprendizagem de discentes de diversos contextos sociais. | - |
Descrição: dc.description | 28 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimentos prévios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | - |
Título: dc.title | A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: