O Banquete: uma degustação de textos e imagens

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Livia Maria de Freitas Reis-
Autor(es): dc.contributorCPF:56897859622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798481J1-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Jorge Fernandes da-
Autor(es): dc.contributorCPF:65889634722-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783396Y0-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Euridice-
Autor(es): dc.contributorCPF:46398596822-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798708A7-
Autor(es): dc.creatorBettencourt, Lucia Oliveira Lima de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:25:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:25:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19518-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770322-
Descrição: dc.descriptionBy examining paradigms such as Plato s banquet; the image of the Last Supper, as portrayed by Leonardo da Vinci and reinterpreted by Brazilian artists; and Don Juan s banquet, this dissertation proposes that Latin American artists view the banquet as an authoritative metaphor that allows their participation in the Western cultural tradition. This artistic preference is reinforced by the manifestos issued by Oswald de Andrade and Gláuber Rocha, and essays written by Fernando Ortiz, Ángel Rama e Silviano Santiago. The books analyzed Concierto Barroco (by Alejo Carpentier), Quarup (by Antônio Callado) and O banquete (by Mário de Andrade) reveal that mid-XXth-century works by Cuban and Brazilian authors were haunted by questions of how to belong to the Western tradition without renouncing Indian and African influences. The visionary Mário de Andrade, also considers the market value of art in its consumption .-
Descrição: dc.descriptionExaminando paradigmas como o banquete de Platão; a imagem da última ceia, tal como retratada por Leonardo da Vinci e suas reinterpretações por artistas brasileiros; e o banquete de Don Juan, propõe-se a tese de que os artistas latino americanos percebem o banquete como uma metáfora que lhes autoriza participar do cenário cultural tradicional do Ocidente. Essa preferência artística se vê reforçada pela existência de textos críticos e de manifestos que propõem as metáforas alimentares como estratégias de participação cultural legitimada. Isso acontece nos manifestos de Oswald de Andrade e de Gláuber Rocha; e nos ensaios de Fernando Ortiz, Ángel Rama e Silviano Santiago. As obras examinadas, Concierto Barroco (Alejo Carpentier), Quarup (Antônio Callado), e O banquete (Mário de Andrade) demonstram bem que, nos meados do século passado, essas discussões assombravam os imaginários dos escritores de Cuba e do Brasil. Visionariamente, Mário de Andrade aponta mais uma questão relativa ao consumo artístico, que é a relação entre a arte e o merc-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBanquete, Antropofagia, Fome, Platão, Carpentier, Callado, Mário de Andrade.-
Palavras-chave: dc.subjectBanquet-
Palavras-chave: dc.subjectCannibalism-
Palavras-chave: dc.subjectHunger, Plato-
Palavras-chave: dc.subjectCarpentier-
Palavras-chave: dc.subjectCallado-
Palavras-chave: dc.subjectMário de Andrade-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleO Banquete: uma degustação de textos e imagens-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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