Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Livia Maria de Freitas Reis | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:56897859622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798481J1 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Jorge Fernandes da | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:65889634722 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783396Y0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Euridice | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:46398596822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798708A7 | - |
Autor(es): dc.creator | Bettencourt, Lucia Oliveira Lima de Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:25:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:25:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19518 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770322 | - |
Descrição: dc.description | By examining paradigms such as Plato s banquet; the image of the Last Supper, as portrayed by Leonardo da Vinci and reinterpreted by Brazilian artists; and Don Juan s banquet, this dissertation proposes that Latin American artists view the banquet as an authoritative metaphor that allows their participation in the Western cultural tradition. This artistic preference is reinforced by the manifestos issued by Oswald de Andrade and Gláuber Rocha, and essays written by Fernando Ortiz, Ángel Rama e Silviano Santiago. The books analyzed Concierto Barroco (by Alejo Carpentier), Quarup (by Antônio Callado) and O banquete (by Mário de Andrade) reveal that mid-XXth-century works by Cuban and Brazilian authors were haunted by questions of how to belong to the Western tradition without renouncing Indian and African influences. The visionary Mário de Andrade, also considers the market value of art in its consumption . | - |
Descrição: dc.description | Examinando paradigmas como o banquete de Platão; a imagem da última ceia, tal como retratada por Leonardo da Vinci e suas reinterpretações por artistas brasileiros; e o banquete de Don Juan, propõe-se a tese de que os artistas latino americanos percebem o banquete como uma metáfora que lhes autoriza participar do cenário cultural tradicional do Ocidente. Essa preferência artística se vê reforçada pela existência de textos críticos e de manifestos que propõem as metáforas alimentares como estratégias de participação cultural legitimada. Isso acontece nos manifestos de Oswald de Andrade e de Gláuber Rocha; e nos ensaios de Fernando Ortiz, Ángel Rama e Silviano Santiago. As obras examinadas, Concierto Barroco (Alejo Carpentier), Quarup (Antônio Callado), e O banquete (Mário de Andrade) demonstram bem que, nos meados do século passado, essas discussões assombravam os imaginários dos escritores de Cuba e do Brasil. Visionariamente, Mário de Andrade aponta mais uma questão relativa ao consumo artístico, que é a relação entre a arte e o merc | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Banquete, Antropofagia, Fome, Platão, Carpentier, Callado, Mário de Andrade. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Banquet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cannibalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hunger, Plato | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carpentier | - |
Palavras-chave: dc.subject | Callado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mário de Andrade | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | O Banquete: uma degustação de textos e imagens | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: