A juventude entra em cena: o papel da política sociocultural e a experiência do centro integrado de estudo do movimento hip hop em Macaé, RJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Luci faria-
Autor(es): dc.contributorMaia, Rosemere Santos-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Rita de Cássia Santos-
Autor(es): dc.creatorVillaça, Edileny de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:25:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:25:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7673-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770316-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo analisar o papel da política sociocultural e sua contribuição para o fortalecimento da juventude enquanto sujeitos sociais. Para tanto se buscou identificar a construção histórica das políticas sociais para a juventude no Brasil enfatizando a importância da política sociocultural na construção de identidades juvenis. O trabalho apresenta um debate sobre a realidade da juventude em Macaé, adotando como objeto de estudo a proposta do Centro Integrado de Estudos do Movimento Hip Hop/ CIEM H2, cujo engajamento no movimento Hip Hop, considerado artístico, social e cultural, proporciona elementos de análise importantes para a sociabilidade e construção de identidades dos sujeitos envolvidos. Foram definidos quatro eixos de investigação, a saber: perfil dos jovens, participação nas atividades artísticas, importância da inserção em movimentos culturais e significado das ações para a construção de identidades. Os sujeitos selecionados para participarem do estudo foram os coordenadores do grupo e os jovens inseridos nas atividades promovidas pela instituição. Os resultados confirmam a formação política e crítica que a instituição promove através das ações bem como o incentivo a profissionalização como forma de participação no mercado de trabalho; a valorização do grupo cultural enquanto ferramenta educacional, de posicionamento político e agente de produção artística para emancipação dos jovens enquanto sujeitos sociais. Desta forma, esta dissertação aponta algumas contribuições a uma política sociocultural de formação da juventude onde a cultura e a arte sejam adotadas como parte constitutiva de um projeto de emancipação social e humana.-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to analyze the role of sociocultural and political contribution to the strengthening of youth as social subjects. For that we sought to identify the construction history of social policies for youth in Brazil, emphasizing the importance of politics in the sociocultural construction of youth identities. Developing a debate on social policy for youth in Macaé we adopted as the research object to the proposal of the Integrated Center for studies of the Hip hop movement/ CES H2, whose engagement in the Hip Hop movement, considered artistic, social and cultural analysis provided important elements for the construction of sociability and identities of individuals. The universe of empirical research, consisting of the ICES Group H2 Cultural and artistic designs that develops, was defined by four strands of research, namely: profile of young people, participation in artistic activities, the importance of integration in cultural movements and meaning of actions to the construction of identities. The individuals selected to participate in the study were the coordinators of the Group and the young participants in activities promoted by the institution. In analyzing the importance of politics in the construction of sociocultural identity and socialization of young people interviewed noted the political and critical that the institution promotes through actions as well as encouraging professionalism as a form of participation in the labor market. Through the course coordinators for recovery of Cultural Group as an educational tool, positioning and defending political ideologies of artistic production and agent for the emancipation of young people as social subjects. This essay points out some contributions to a policy of sociocultural formation of youth culture and art which are adopted as a constituent part of a project of social emancipation and human.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica sociocultural-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução de identidade-
Palavras-chave: dc.subjectPolitica social-
Palavras-chave: dc.subjectSocio-cultural policy-
Palavras-chave: dc.subjectYouth-
Palavras-chave: dc.subjectArt-
Palavras-chave: dc.subjectCulture-
Palavras-chave: dc.subjectIdentity construction-
Título: dc.titleA juventude entra em cena: o papel da política sociocultural e a experiência do centro integrado de estudo do movimento hip hop em Macaé, RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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