Reflexões sobre os meios de implementar o método Montessori em escolas públicas de educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBergo, Renata Silva-
Autor(es): dc.contributorLima, Augusto César Gonçalves e-
Autor(es): dc.contributorAlves, Maria Aparecida-
Autor(es): dc.creatorTeodoro, Jéssica de Lima Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:25:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:25:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30451-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770300-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo explicar quem foi Montessori e apresentar o seu método, destacando a visão pedagógica adotada por ela e os pilares fundamentais para uma educação que valoriza a autonomia, liberdade e aprendizagem dos estudantes. Abordando a eficácia do método, com base em estudos da neurociência, bem como as convergências que existem entre ele e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil. Além disso, foram feitas reflexões sobre como democratizar o método e torná-lo mais acessível às classes populares. Trazendo informações sobre prefeituras que adotaram o método Montessori e estão obtendo resultados positivos nas crianças. Por fim, foi realizado um estudo de campo em uma creche comunitária localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, no bairro Santa Cruz e reflexões sobre as dificuldades e desafios de torná-lo acessível.-
Descrição: dc.descriptionThe present study aims to explain who Montessori was and present her method, highlighting the pedagogical vision adopted by her and the fundamental pillars for an education that values students' autonomy, freedom, and learning. It addresses the effectiveness of the method, based on neuroscience studies, as well as the convergences that exist between it and the National Common Curricular Base (BNCC) for Early Childhood Education. Additionally, reflections were made on how to democratize the method and make it more accessible to the working classes. Information is provided on municipalities that have adopted the Montessori method and are achieving positive results in children. Finally, a field study was conducted in a community daycare center located in the western zone of Rio de Janeiro, in the Santa Cruz neighborhood, and reflections were made on the difficulties and challenges of making it accessible.-
Descrição: dc.description45 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo Montessori-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectEarly Childhood Education-
Palavras-chave: dc.subjectMontessori Method-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratization-
Título: dc.titleReflexões sobre os meios de implementar o método Montessori em escolas públicas de educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.