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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Hoffmann, Leandro Marcial | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Patty Fidelis de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Raphael Dias de Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | Hoffmann, Leandro Marcial Amaral | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0153708736134266 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/419297464379691 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6597844474581855 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7113204014933879 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/419297464379691 | - |
Autor(es): dc.creator | Sardinha, Deborah Rodrigues de Souza Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:25:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:25:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22924 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx:doi.org/10.22409/PROFSAUDE.2021.mp.09930022775 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770291 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: O presente estudo analisou o processo de implantação do acolhimento, através da Educação Permanente, numa Unidade de Saúde da Família do município de Maricá. O momento de forte expansão da Atenção Primária no município estimula a parceria da Coordenação da Atenção Primária com o Núcleo de Educação Permanente, na reorganização da porta de entrada do usuário com foco no acolhimento. A realização de oficinas de educação permanente em uma unidade “piloto” ocorreu com o propósito dos profissionais desenvolverem competências e habilidades tendo a unidade como uma das principais portas de entrada à saúde para o usuário. Objetivos: A pesquisa buscou caracterizar como ocorre o acesso do usuário aos serviços ofertados pela unidade e descrever a estruturação do acolhimento baseado na reorganização do processo de trabalho, considerando a percepção dos profissionais de saúde envolvidos bem como a compreensão dos usuários atendidos. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso na Unidade de Saúde da Família de São José 01, inserida no 1º Distrito de Maricá, localizado na região Metropolitana II do Estado do Rio de Janeiro. Por ser uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizou-se a observação participante e a entrevista semi-estruturada individual com os trabalhadores da unidade de saúde e com os usuários cadastrados no território adscrito. Resultados: A valorização da escuta ao usuário através do vinculo construído com o agente comunitário de saúde, as relações interpessoais, a busca constante em reorganizar o processo de trabalho e a garantia de um espaço de escuta qualificada mostraram-se capazes de minimizar os obstáculos enfrentados pelos usuários. Algumas barreiras na coordenação do cuidado merecem reflexão pelas equipes, como: possuir um registro da “lista de espera de consultas” na recepção; o número de consultórios para atendimento da equipe multiprofissional na redução da visão do cuidado centrada no médico; e uma agenda com numero fixo de vagas por agente comunitário em contraponto as necessidades dos usuários. Por fim, os profissionais e os usuários ressaltaram a falta de articulação da rede de saúde do município que implica em fragmentação dos fluxos e do cuidado. Conclusão: Os resultados deste estudo revelaram o quanto ainda se faz necessário novas estratégias através de educação permanente para repensar os processos de trabalho em consonância com as diretrizes do SUS, e reordenar a Rede de Atenção a Saúde de Maricá através do fortalecimento da Atenção Primária como porta de entrada e coordenadora do cuidado | - |
Descrição: dc.description | Introduction: The main object is to discuss the Access implementation trough Permanent Health Education at Family Healthcare Unit in the city of Marica. The Primary Healthcare in Marica has expanded and increased the relation with First Attention with aim of reorganize the entrance for a better access of patients. We had a pilot program about the Permanent Education Accessin one Family Healthcare unit aimed to train the employees for developing skills and abilities, with the unit as one of the main gateways to health for the user. Objective: This study aimed to analyze the implementation of anAccess process trough Permanent Health Education at one Family Healthcare Unit in the city of Marica. This research also sought to characterize how the user's access to the services offered by the unit and how to describe an Access Structure based on reorganize the work process. It was based considering the vision of the health professional who were involved and patients that has been treated. Methodology: It was based in a study case at Family Healthcare Unit in theFirstDistrict of Marica located in a second metropolitan area in the State of Rio de Janeiro.For the reason it is a qualitative research with an exploratory and descriptive feature. It used the patient observation methodologyand a semi-structured interview with the employees of the unit and patients of above-mentioned district have been used as a working tool. Result: The value of attentive listening, the relationship between patient and the health agent and the manyattempts to reorganize the work process have been able to minimize the obstacles in this study. However,some structural barriers and burdens requires closer attention by the groups such as: a wait list book in the reception;the number of rooms for multiprofessional group to minimize exclusive medical care through the doctors; and an agenda with a fixed number of vacancies per community agent in consideration to the needs of users. Finally, professionals and patients highlighted the lack of coordination between the municipality's health network and the fragmentation of flows and care. Conclusion:This study aimed revealed that new strategies still neededthrough Permanent Health Education to give a better thought about the work process in line with SUS guidelines. Alsoreorganize Marica Health Care Networkmaking a strongerPrimaryAttentionas a entry point andcoordination point | - |
Descrição: dc.description | 89f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acolhimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção Primária à Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Permanente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acolhimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção Primária à Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Access | - |
Palavras-chave: dc.subject | User Embracement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Primary Health Care | - |
Palavras-chave: dc.subject | Permanent Education | - |
Título: dc.title | A reorganização da porta de entrada em uma unidade de saúde da família no município de Maricá/RJ: o acolhimento a partir do olhar da educação permanente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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