Desvelamentos ao lecionar Filosofia na Rede Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro: atividade docente no período pandêmico de 2020

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Rodrigo Lima Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorSemeraro, Giovanni-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Marcelo Senna-
Autor(es): dc.contributorSilva, Daniele Gomes da-
Autor(es): dc.creatorMarcos, Brunno Amâncio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:25:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:25:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32029-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770276-
Descrição: dc.descriptionO ensino de Filosofia na educação básica foi conquistado a duras penas. E, durante o período pandêmico de 2020, a atividade das e dos docentes de Filosofia da Secretaria de Educação de Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC RJ) se fez ainda mais penosa, tanto pelo aspecto da renovação do Ensino Médio com a introdução do Novo Ensino Médio (NEM), quanto pela pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID 19), culminando com o fechamento das escolas e a implementação do ensino remoto. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a atuação docente na área de Filosofia durante o período pandêmico de 2020. Para tanto, fizemos uma análise crítica acerca da atuação de professores e professoras de Filosofia da rede Pública Estadual das Regionais Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Amparamo-nos teoricamente no pensador sardenho Antonio Gramsci e em Paulo Freire para pensar e investigar como essa práxis se deu e quais foram os impactos da pandemia naquela atuação. Como metodologia, optamos pelas conversas, pois, acreditamos que se trata de um modo de estar com o outro que o entende como sujeito partícipe da pesquisa, nos permitindo captar os multifacetados sentidos do modo como se deu ou não a aula no período supracitado. Como resultado podemos observar que as atuações durante a pandemia, no que se configurou como ensino remoto, foram atravessadas por múltiplos aspectos, que tinham em comum a dificuldade de lecionar, seja por ausência de condições tecnológicas, dificuldades na utilização das plataformas até a falta de alunos e alunas, que, por condições materiais, não conseguiam frequentar as aulas.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionLa enseñanza de la Filosofía en la educación básica era difícil de lograr. Y durante el período pandémico de 2020, la actividad de los profesores de Filosofía de la Secretaría de Educación del Estado de Río de Janeiro (SEEDUC RJ) se volvió aún más dolorosa, tanto por el aspecto de la renovación de la educación secundaria como por la introducción de nuevas enseñanzas en la escuela media ( NEM), así como la pandemia provocada por el nuevo coronavirus, COVID 19. En este sentido, culminando con el cierre de escuelas y la implementación de la enseñanza remota. Esta investigación tuvo como objetivo investigar el desempeño docente durante el período de pandemia de 2020. Para ello, realizamos un análisis crítico del desempeño de los profesores de Filosofía en la red Pública Estatal de las Regiones Metropolitanas del Estado de Río de Janeiro. Nos basamos teóricamente en los pensadores sardos Antonio Gramsci y Paulo Freire para pensar e investigar cómo se produjo esta praxis y cuáles fueron los impactos de la pandemia en el desempeño de estos docentes. Como metodología elegimos las conversaciones, ya que creemos que es una forma de estar con la otra persona que entendemos como sujeto participante de la investigación, donde al hablar podemos captar los significados multifacéticos de la forma en que se desarrolló la clase. celebradas o no en el periodo antes mencionado. Como resultado, podemos observar que las acciones y pasajes de la pandemia en lo que se configuró como enseñanza remota estuvieron atravesados por múltiples aspectos que tenían en común la dificultad de enseñar, ya sea por la falta de condiciones tecnológicas, dificultades en el uso de plataformas, incluso la falta de alumnos y alumnas, que por condiciones materiales no pudieron asistir a clases.-
Descrição: dc.description90 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectGramsci-
Palavras-chave: dc.subjectFreire-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofía-
Palavras-chave: dc.subjectGramsci-
Palavras-chave: dc.subjectFreire-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectEnseñanza-
Título: dc.titleDesvelamentos ao lecionar Filosofia na Rede Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro: atividade docente no período pandêmico de 2020-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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