Sobre frescos e bagaxas: uma história social do homoerotismo e da prostituição masculina no Rio de Janeiro entre 1890 e 1938

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeder, Gizlene-
Autor(es): dc.contributorCarloni , Karla-
Autor(es): dc.contributorRamos, Henrique Cesar Barahona-
Autor(es): dc.creatorGomes Junior, João-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:25:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:25:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28217-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770252-
Descrição: dc.descriptionNa presente pesquisa viso abordar a construção de uma cultura homoerótica na cidade do Rio de Janeiro por meio da prostituição masculina em espaços públicos entre os anos de 1890 e 1938. Pensando a prostituição masculina praticada por homossexuais como parte da história da formação do mercado de trabalho e das classes trabalhadoras na passagem à modernidade, objetivo analisar as formas de representação do pensamento social sobre os homossexuais e os homens que se prostituíam para, assim, perceber aspectos de identidades compartilhadas e de redes de sociabilidade e apoio desenvolvidas entre aqueles indivíduos em uma cultura homoerótica naquele contexto histórico. A partir de uma concepção pós-estruturalista dos gêneros e das sexualidades, proponho debates sobre as tentativas de reintegração e inserção daqueles homens na sociedade republicana e industrial do Rio de Janeiro através da ordem burguesa que se consolidava dentro de uma lógica de produção de corpos de acordo com a ordem dominante masculina/ativa e da heterossexualidade compulsória, a questão da criminalização e da perseguição aos homossexuais e das práticas homoeróticas, além de tentar entender como eles elaboravam e construíam as suas auto representações e performatividades como maneiras de resistência social a partir daquelas representações sexuais e de gênero elaboradas pelos aparelhos ideológicos aos quais eram submetidos. As fontes da pesquisa são constituídas de teses e livros médicos e policiais, documentos oficiais, processos e inquéritos, jornais e obras literárias. A temporalidade é demarcada pelo Código Penal Republicano, de 1890, e pela publicação em 1938 do livro Homossexualismo e endocrinologia, do médico Leonídio Ribeiro – datação interna ao objeto investigado. O principal método no estudo das fontes foi o indiciário junto à análise do discurso, a partir de uma abordagem qualitativa e interpretativa dos documentos.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionIn the present research I intend to approach the construction of a homoerotic culture in the city of Rio de Janeiro through male prostitution in public spaces between the years of 1890 and 1938. Thinking of male prostitution practiced by homosexuals as part of the history of the formation of the labor market and the working classes in the transition to modernity, to analyze the forms of representation of social thought on homosexuals and men who were prostituted in order to perceive aspects of shared identities and networks of sociability and support developed among those individuals in a homoerotic culture in that historical context. From a post-structuralist conception of gender and sexuality, I propose debates about the attempts to reintegrate and insert those men into the republican and industrial society of Rio de Janeiro through the bourgeois order that was consolidated within a logic of production of bodies of male/active order and compulsory heterosexuality, the issue of criminalization and prosecution of homosexuals and homoerotic practices, as well as trying to understand how they elaborated and constructed their self-representations and performativity as ways of social resistance from of those sexual and gender representations elaborated by the ideological apparatus to which they were subjected. The sources of the research are constituted of theses and medical and police books, official documents, processes and inquiries, newspapers and literary works. The temporality is demarcated by the Republican Penal Code of 1890 and by the publication in 1938 of the book Homossexualismo e endocrinologia, by the doctor Leonídio Ribeiro – an internal dating to the investigated object. The main method in the study of the sources was the indicial method with the discourse analysis, based on a qualitative and interpretative approach to the documents.-
Descrição: dc.description225 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHomossexualidade-
Palavras-chave: dc.subjectErotismo-
Palavras-chave: dc.subjectProstituição masculina-
Palavras-chave: dc.subjectBelle époque-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ), 1890-1938-
Título: dc.titleSobre frescos e bagaxas: uma história social do homoerotismo e da prostituição masculina no Rio de Janeiro entre 1890 e 1938-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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