Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Okada, Tamires Cassia Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Delbianco, Natalia Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:25:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:25:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14174 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770244 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo visa discutir sobre os impactos e desafios que a terceira idade se depara ao passo que as informações falsas se tornam corriqueiras no dia a dia. Lidar com os recursos tecnológicos e os diversos suportes nos quais as notícias são veiculadas, tem sido um desafio especialmente para o público da terceira idade, que em sua maioria possui dificuldades cognitivas e pouco incentivo à utilização correta das fontes de informação. Nos propondo desta forma, a refletir sobre as reais necessidades informacionais desses usuários e possíveis soluções acerca de um problema que envolve diversos contextos sociais. Em relação à metodologia foi realizado uma pesquisa descritiva exploratória, com participantes de um curso de inclusão digital, visando a observação sistemática, juntamente à um levantamento bibliográfico, a fim de compreender os pontos principais deste conflito. Como resultado desta análise, destaca-se a complexidade que envolve a relação entre os idosos e o espaço digital bem como a importância da inclusão desses usuários nesses ambientes. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | This article aims to discuss the impacts and challenges that elderly faces, while false information becomes common. Dealing with the technological resources and the diverse media in which the news is transmitted has been a challenge, specially for elderly people, which mostly have cognitive difficulties and almost none incitement about the correct use of information sources. In this way, we propose to reflect on the real informational needs of these users and possible solutions about a problem that involves several social contexts. Regarding the methodology, a descriptive research was carried out with participants of a course of digital inclusion, aiming at the systematic observation, with a bibliographic survey in order to understand the main points of this conflict. As a result of this analysis, we highlight the complexity that involves the relationship between the elderly and the digital space as well as the importance of including these users in these environments. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | N/A | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desinformação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fake news | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terceira idade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desinformação - Aspecto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idoso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Misinformation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fake news | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elderly | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Old-aged | - |
Título: dc.title | Fake News: impactos e desafios enfrentados pela terceira idade | - |
Título: dc.title | Fake news: impacts and challenges faced by the elderly | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Anais de Evento | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: