Aspectos relevantes para programas de voluntariado no Brasil a partir de um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMeiriño, Marcelo Jasmim-
Autor(es): dc.contributorVeloso, Leticia Helena Medeiros-
Autor(es): dc.contributorSampaio, Michelle Cristina-
Autor(es): dc.creatorSantos, Nancy Gomes dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:25:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:25:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4707-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770239-
Descrição: dc.descriptionO voluntariado empresarial no Brasil é estimulado a partir dos anos 1990 e debatido por organizações sem fins lucrativos que ajudam empresas a implementarem suas iniciativas, além de haver alguma produção acadêmica sobre este tema. O objetivo deste trabalho é identificar aspectos relevantes para o voluntariado empresarial através de pesquisas na literatura e no mercado. A metodologia utilizada é o estudo de caso, sendo a unidade de análise uma organização com múltiplos casos. Os métodos de coleta escolhidos foram entrevistas e medidas não invasivas, utilizando documentos públicos disponíveis na internet. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados demonstram a importância da fase de planejamento do voluntariado empresarial, no entanto as empresas ainda preferem realizar ações de curto prazo e simples implementação. Há uma preocupação quanto à relação com o negócio, mas poucos esforços para consolidação de programas contínuos e melhoria das etapas de comunicação, reconhecimento e avaliação das iniciativas.-
Descrição: dc.descriptionCorporate volunteering in Brazil is encouraged from the 1990s and debated by non-profit organizations that help companies execute their initiatives, besides some academic studies about this topic. The objective of this study is identifying relevant aspects of corporate volunteering through research in literature and market. The methodology used is case study about an organization with multiple cases. Methods of data collection were interviews and noninvasive as public documents available on Internet. Data were treated by content analysis. Results demonstrate how important is planning corporate volunteering, but companies still prefer to carry out short-term actions and simple implementation. There is a concern about business, but little effort to consolidate ongoing programs and to improve communication, recognition and evaluation of initiatives steps.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVoluntariado empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de gestão-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de produção-
Palavras-chave: dc.subjectVoluntariado-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de produção-
Palavras-chave: dc.subjectCorporate volunteering-
Palavras-chave: dc.subjectSocial responsibility-
Palavras-chave: dc.subjectManagement systems-
Palavras-chave: dc.subjectProduction engineering-
Título: dc.titleAspectos relevantes para programas de voluntariado no Brasil a partir de um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.