Saúde e adoecimento de docentes do magistério superior da Universidade Federal Fluminense

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Márcia Guimarães de Mello-
Autor(es): dc.contributorSouza, Cláudia March de Frota-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4009973807884519-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5764802357434103-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4092969267285744-
Autor(es): dc.creatorLoureiro, Fátima de Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:25:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:25:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22923-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGSC.2020.m.01387722743-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770235-
Descrição: dc.descriptionO conceito de docência está associado à ação de ensinar, sendo utilizado no processo de apropriação do aluno. Entretanto, pouco se tem valorizado a formação pedagógica do professor universitário o qual apresenta dupla jornada de trabalho, excesso de tarefas, aumento de carga de trabalho e alta pressão por desempenho, o que tem promovido mais adoecimento nesses indivíduos. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é conhecer o perfil de adoecimento, que gera afastamento do trabalho, dos professores de magistério superior da Universidade Federal Fluminense de 2010 a 2018. Para isso, foram estudados docentes do Magistério Superior, da UFF, sendo selecionados apenas os servidores efetivos ou em estágio probatório do serviço público federal, regidos pelo Regime Jurídico Único. Não participaram da pesquisa os docentes visitantes, substitutos e os que atuam no nível básico, técnico e tecnológico da Universidade, docentes de nível superior cedidos para outros órgãos ou em licença sem vencimento. O período temporal analisado compreende o ano de 2010 a dezembro de 2018. A pesquisa foi feita a partir de dados secundários disponíveis nos livros de perícia singular e por junta médica oficial em saúde e dados extraídos do SIASS sobre as licenças médicas concedidas aos professores do magistério superior, sob supervisão de servidor da Divisão de Perícia em Saúde da UFF. Em relação aos dados do SIASS, foi analisado o número e dias de afastamento, números de periciados e as principais causas de afastamento. Já em relação ao livro de perícia singular e junta médica, foi avaliado o número de docentes afastados, idade, sexo, faixa etária de acordo com o sexo, local de lotação, número de dias de afastamento, agravos que geram mais tempo de afastamento e tempo de serviço. De acordo com os dados do SIASS, 2014 foi o ano com maior número de docentes afastados e de dias de afastamento, sendo também o ano com maior prevalência de periciados. Dentre o grupo de CID, os mais observados foram o grupo F e C; na perícia singular, 2016 foi o ano com maior número de afastamentos, sendo que, de 2010 a 2018, houve mais afastamentos nos docentes do sexo feminino; a faixa etária de 45 a 54 anos a mais prevalente de forma geral e no sexo feminino e a faixa etária de 55 a 64 anos nos homens; o ano de 2014 apresentou o maior número de dias de afastamento e em 2012 observou-se a maior média de dias afastados; em relação ao grupo do CID, a maior frequência de mulheres afastadas ocorreu no grupo Z e os homens no grupo F; em 2018 foi observado a maior média de serviço; e a lotação dos docentes afastados foi do curso de Medicina. Na junta médica, 2014 foi o ano com maior número de afastamentos, sendo a maioria do sexo feminino, entretanto, 2010 e 2018 tiveram mais docentes do sexo masculino; a faixa etária mais prevalente foi a de 55 a 64 de forma geral e no sexo masculino e de 45 a 54 anos em mulheres; em 2014, houve o maior número de dias de afastamento e 2012 maior média de afastamento; o grupo F do CID foi o mais observado tanto em homens como em mulheres; e a lotação dos docentes afastados também foi do curso de medicina. Os achados do presente estudo evidenciam que há necessidade de aprofundar os estudos acerca da saúde doença do docente relacionando com os processos de trabalho para permitir intervenções de promoção de saúde-
Descrição: dc.descriptionConcept of teaching is associated with teaching action, being used in student appropriation process. However, pedagogical university professor has been little valued, which has double working hours, excessive tasks, increased workload and high pressure for performance, which has promoted more illness. Thus, the objective of present study is to know the illness profile of professors of higher teaching at Fluminense Federal University from 2010 to 2018. For this, we studied the teaching staff of the Magisterium of UFF, being selected only permanent or internship servants. federal public service governed by the Regime Jurídico Único. This research did not participate in visiting professors, substitutes and those who work at the basic, technical and technological level of University, higher level teachers assigned to other bodies or on leave without pay. The period analyzed covers year 2010 to December 2018. The research was based on secondary data available in the books of singular expertise and by the official board of health and data extracted from SIASS on medical licenses granted to teachers of teaching profession. Under supervision of a server of the UFF Divisão de Perícia em Saúde. Regarding SIASS data, we analyzed the number and days of leave, the number of experts and main causes of leave. Regarding the book of singular expertise and medical board, it was evaluated the number of professors of UFF, number of teachers away, age, gender, age group according to gender, place of occupation, number of days off, injuries that generate more time off and service time. According to SIASS data, 2014 was the year with the highest number of teachers who were absent and days off, being also the year with the highest prevalence of experts. Among the ICD group, the most observed were group F and C; In singular expertise, 2016 was the year with the highest number of leave, and from 2010 to 2018 there was more leave among female teachers; the 45-54 age group is the most prevalent in females and the 55 to 64 age group in males; 2014 had the largest number of days off and in 2012 there was the highest average of days off; In relation to the ICD group, the highest frequency of outgoing women occurred in group Z and men in group F; in 2018, the highest average service was observed; and the number of professors on leave was from the medical school. In the medical board, 2014 was the year with the largest number of absences, most of them female, however, 2010 and 2018 had more male teachers; the most prevalent age group was 55 to 64 in general and in males and 45 to 54 years in females; In 2014, there were the largest number of days of leave and 2012 the highest average of leave; ICD group F was the most observed in both men and women; 2010 had the highest average length of service; and the number of outgoing teachers was also in medical school. The findings of the present study show that there is necessary to know more about health and sickness to improve actions in teaching work-
Descrição: dc.description77 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde do trabalhador-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho docente-
Palavras-chave: dc.subjectAdoecimento-
Palavras-chave: dc.subjectLicença médica-
Palavras-chave: dc.subjectSIASS-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde do trabalhador-
Palavras-chave: dc.subjectDocentes-
Palavras-chave: dc.subjectLicença médica-
Palavras-chave: dc.subjectWorker’s health-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching work-
Palavras-chave: dc.subjectSickness-
Palavras-chave: dc.subjectMedical leave-
Palavras-chave: dc.subjectSIASS-
Título: dc.titleSaúde e adoecimento de docentes do magistério superior da Universidade Federal Fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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