Ordenação de canais de venda para o E-Commerce: estruturação à partir do método momentum e modelagem com a proposta do novo método multicritério Swara-Moora-3NAG

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Carlos Francisco Simões-
Autor(es): dc.contributorSantos, Marcos dos-
Autor(es): dc.contributorBonifácio, Andréa Soares-
Autor(es): dc.contributorScarpin, Cassius Tadeu-
Autor(es): dc.creatorHermogenes, Lucas Ramon dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:25:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:25:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29954-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770222-
Descrição: dc.descriptionO comércio eletrônico apresentou uma expansão, principalmente com o enfretamento da pandemia iniciada em 2019, onde o a população global precisou recuar e mudar completamente seus hábitos. Desta forma realizar tarefas de casa, como trabalhar, comprar e vender foram hábitos comuns que ganharam expressiva notoriedade com a chegada do COVID-19. A pandemia também fomentou o empreendedorismo, por opção ou necessidade em virtude das demissões ocorridas. Dito isso, o trabalho apresenta o desenvolvimento de um novo modelo de apoio multicritério à decisão denominado de SWARA-MOORA-3NAG, que foi utilizado para ordenar quatorze canais de vendas online, sob a comparação de seis critérios, contudo o método foi aplicado para três cenários prospectivos a partir do método Momentum, utilizado para estruturar e analisar cenários. A utilização do novo método de apoio à decisão em cada cenário, sendo eles: otimista, tendência e pessimista, foi realizada a partir da ferramenta computacional elaborada em Python e disponibilizada gratuitamente para calcular suas as equações. Ao final foi possível verificar a ordenação dos canais de vendas em três cenários distintos. Tal análise pode ser utilizada principalmente por Microempreendedores individuais que estão iniciando suas operações no comércio eletrônico e necessitam de um ponto de partida sobre quais são as plataformas mais indicadas para iniciar as vendas-
Descrição: dc.descriptionE-commerce has boomed, especially with the pandemic that started in 2019, where the global population had to step back and completely change their habits. In this way doing chores from home, such as working, buying, and selling were common habits that gained expressive notoriety with the arrival of COVID-19. The pandemic also fostered entrepreneurship, by choice or necessity due to the layoffs that occurred. That said, this paper presents the development of a new multi-criteria decision support model called SWARA-MOORA-3NAG, which was used to order fourteen online sales channels under the comparison of six criteria, however the method was applied to three prospective scenarios from the Momentum method, used to structure and analyze scenarios. The use of the new decision support method in each scenario - optimistic, trendy and pessimistic - was performed using the Python computational tool, freely available, to calculate its equations. At the end it was possible to verify the ordering of the sales channels in three distinct scenarios. This analysis can be used mainly by individual microentrepreneurs who are starting their operations in e-commerce and need a starting point about which platforms are the most suitable to begin sales.-
Descrição: dc.description146 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCanais de vendas-
Palavras-chave: dc.subjectCenários prospectivos-
Palavras-chave: dc.subjectSWARA-MOORA-3NAG-
Palavras-chave: dc.subjectE-commerce-
Palavras-chave: dc.subjectPython-
Palavras-chave: dc.subjectComércio eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectApoio multicritério à decisão-
Palavras-chave: dc.subjectCenários prospectivos-
Palavras-chave: dc.subjectSales channels-
Palavras-chave: dc.subjectProspective scenarios-
Título: dc.titleOrdenação de canais de venda para o E-Commerce: estruturação à partir do método momentum e modelagem com a proposta do novo método multicritério Swara-Moora-3NAG-
Título: dc.titleOrdering sales channels for E-Commerce: Structuring based on the momentum method and modeling with the proposal of the new Swara-Moora-3NAG multicriteria method-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.