Usabilidade em jogos em diferentes plataformas e gêneros

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalgado, Luciana Cardoso de Castro-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Aline Marins Paes-
Autor(es): dc.contributorTrevisan, Daniela Gorski-
Autor(es): dc.creatorViana, Gabriel de Sales-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:25:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:25:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7492-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770214-
Descrição: dc.descriptionJogos são um tipo de software que possuem algumas características únicas, como jogabilidade, história, gameplay, mecânicas, usabilidade etc. Esses conceitos estão relacionados à area de Interação Humano-Computador (IHC), e podem ser estudados por ela. Entretanto, técnicas tradicionais dessa área não são adequadas para tratar o universo de jogos, por isso técnicas específicas são necessárias. Neste trabalho, a técnica de IHC Avaliação Heurística é usada para inspecionar a usabilidade de três jogos. O objetivo é investigar as diferentes interfaces e como a plataforma e o gênero, que são aspectos importantes de jogos, influenciam essa interface e consequentemente a usabilidade, através dos diferentes caminhos interativos. Durante a avaliação, são estudados como os jogos descumprem as heurísticas, como é tradicional do método escolhido, mas também são estudados como os jogos cumprem as heurísticas de forma diferenciada. Ao final, o resultado do estudo é considerado para entender algumas características dos jogos analisados, buscando explicações sobre o por quê de cada jogo ter tido o resultado que teve-
Descrição: dc.descriptionGames are a special type of software that has unique characteristics, such as playability, story, mechanics, gameplay, usability etc. These concepts are relatated to the Human-Computer Interaction (HCI) area, and may be studied by it. However, traditional techniques of this area are not adequate to aproach the game universe, and so specific techniques are needed. In this work, the HCI technique Heuristic Evaluation is used to inspect the usability of three games. The objective is to investigate the different interfaces and how platform and genre, which are important aspects of games, influence that interface and consequently the usability of the game, through the different interactive paths. During the evaluation, situations in which the games do not follow the heuristics are considered, as the chosen method requires. However, situations in which the games follow the heuristics in a different way are also considered. In the end, the results are used to understand some characteristics of the analysed games, searching for explanations on why each game had the found results-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInteração humano-computador-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação heurística-
Palavras-chave: dc.subjectInteração homem-máquina-
Palavras-chave: dc.subjectJogo em computador-
Palavras-chave: dc.subjectHeurística-
Palavras-chave: dc.subjectHuman-computer interaction-
Palavras-chave: dc.subjectGames-
Palavras-chave: dc.subjectHeuristic evaluation-
Título: dc.titleUsabilidade em jogos em diferentes plataformas e gêneros-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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