Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Prado, Adonia Antunes | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:34256678622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792623Y2 | - |
Autor(es): dc.contributor | Menezes Neto, Antônio Júlio de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:80450900822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8094937014408223 | - |
Autor(es): dc.contributor | Najjar, Jorge Nassim Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:80560090822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9347392496995337 | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Willer Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:80670503322 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0532244867211658 | - |
Autor(es): dc.creator | Gonsaga, Eliana Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:25:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:25:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-03-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18567 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770211 | - |
Descrição: dc.description | This dissertation was intended to characterize the current Pedagogy of the Earth in Minas Gerais, implemented by the MST in partnership with the Federal University of Minas Gerais (UFMG). In the act's implementation of the course there was the accession of other social movements of the field, linked to Via Campesina in Brazil. We try to analyze the principles of political-educational project for training, and the process of implementation of this course, which has as main goal the training of educators to work in schools in the field. In that sense, it is necessary to know the experience of teacher training in order to understand the parameters in which it occurs, considering that there are many challenges for the implementation of a proposal of this stamp. For this, a search was conducted qualitative in nature, with the procedural tools for data collection to analysis of documents, semi-structured interviews and implementation of questionnaires. Data from research shows that the course Pedagogy of the Earth, despite the challenges that are set in their implementation, is for students enrolled in it an opportunity to construct and carry out in practice the Field of Education, for many years, as demanded by the social movements field, and represent a further step in the struggle for the realization of public policies for teacher training, targeted to schools of the field. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação teve como finalidade caracterizar o curso Pedagogia da Terra em Minas Gerais, implementado pelo MST em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No ato da implementação do curso houve a adesão de outros movimentos sociais do campo, vinculados à Via Campesina no Brasil. Buscamos analisar os princípios político-pedagógicos deste projeto de formação, bem como o processo de implantação do referido curso, que tem como principal meta a formação de educadores para atuarem nas escolas do campo. Nesse sentido, faz-se necessário conhecermos esta experiência de formação docente, a fim de entendermos os parâmetros em que a mesma se dá, considerando que são muitos os desafios para a implementação de uma proposta deste cunho. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo como instrumentos procedimentais para coleta dos dados a análise de documentos, a realização de entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários. Os dados da pesquisa revelam que o curso Pedagogia da Terra, apesar dos desafios que se configuram em sua concretização, representa para os educandos nele matriculados uma possibilidade de construir e efetivar na prática a Educação do Campo, há longos anos, reivindicada pelos movimentos sociais do campo, além de representar um passo a mais na luta pela efetivação de políticas públicas para a formação docente, direcionada às escolas do campo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra | - |
Palavras-chave: dc.subject | MST | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimentos Sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social movements | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education field | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Pedagogia da terra : o curso de licenciatura em educação do campo de Minas Gerais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: