O fotógrafo, a atriz: marcas de gênero presentes nos manuais de fotografia cinematográfica e os encaixes e desencaixes do cinema mexicano industrial

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBragança, Maurício de-
Autor(es): dc.contributorVieira, João Luiz-
Autor(es): dc.contributorSoihet, Rachel-
Autor(es): dc.contributorBastos, Maria Teresa Ferreira-
Autor(es): dc.contributorCampo, Mônica Brincalepe-
Autor(es): dc.creatorTedesco, Marina Cavalcanti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:25:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:25:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-30-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13177-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770204-
Descrição: dc.descriptionA direção de fotografia cinematográfica é tida, geralmente, como uma área técnica, portanto neutra. Talvez por esta razão não tenha merecido muita atenção dentro dos estudos de gênero. Se estes já se dedicaram a investigar detalhadamente a decupagem e o roteiro clássicos e como estes, ao mesmo tempo, impactavam e eram impactados pelas questões de gênero presentes nas diferentes sociedades, em relação à fotografia cinematográfica clássica o que existe são alguns clichês e um enorme silêncio. Com o objetivo de contribuir para o fim de tal lacuna, a tese O fotógrafo, a atriz: marcas de gênero presentes nos manuais de fotografia cinematográfica e os encaixes e desencaixes na prática fotográfica do cinema mexicano clássico industrial em um primeiro momento refletirá sobre a constituição da fotografia cinematográfica clássica, tomando-a não apenas como uma sucessão de invenções e avanços da técnica, mas também, e principalmente, como a conformação de um saber que dialoga diretamente com o gênero. O segundo momento da tese consiste em um estudo de caso dos imbricamentos entre gênero e fotografia cinematográfica clássica a partir de filmes protagonizados pelas stars mexicanas Dolores del Río e María Félix. A escolha do cinema clássico industrial mexicano é decorrente do México ter sido a maior indústria cinematográfica – e o mais famoso star system – da América Latina, e estar a serviço de um projeto de nação recém-implementado. Uma excelente oportunidade, portanto, para verificar como a associação entre gênero e direção de fotografia cinematográfica, gestada e consolidada em Hollywood, aparece em um contexto tão diferente e, ao mesmo tempo, tão influenciado por ela.-
Descrição: dc.descriptionEn general la dirección de fotografía es considerada un área técnica y, por lo tanto, neutra. Quizás por esta razón no haya merecido mucha atención de los estudios de género. Si ellos se han dedicado a investigar minuciosamente el guión técnico y el guión literário clásicos y cómo éstos, al mismo tiempo, influenciaban y eran influenciados por las cuestiones de género presentes en las diferentes sociedades, en relación a la fotografía cinematográfica clásica lo que hay son algunos clichés y un enorme silencio. Com el objetivo de contribuir para el fin de tal vacío, la tesis El fotógrafo, la actriz: huellas de género en los manuales de fotografía cinematográfica y los encajes y desencajes en la práctica fotográfica del cine mexicano clásico industrial en un primer momento va a reflexionar sobre la construcción de la fotografía cinematográfica clásica, entendéndola no sólo como una sucesión de inventos y desarrollos de la técnica, sino, y principalmente, como la constitución de un saber que dialoga de forma directa con el género. El segundo momento de la tesis es un estudio de caso de las relaciones entre género y fotografía cinematográfica clásica a partir de filmes protagonizados por las stars mexicanas Dolores del Río y María Félix. La opción por el cine clásico industrial mexicano es consecuencia de México haber tenido la más grande industria cinematográfica – y el más famoso star system – de América Latina, la cual surgió menos de dos décadas después de la refundación de la nación. Trátase, por consiguiente, de una excelente oportunidad para verificar cómo la asociación entre género y dirección de fotografía, gestada y consolidada en Hollywood, aparece en un contexto tan distinto y tan influenciado por ella.-
Descrição: dc.description273f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDireção de fotografia-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectCinema clássico-
Palavras-chave: dc.subjectMéxico-
Palavras-chave: dc.subjectStar system-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectDireção de cinema-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectCinema mexicano-
Palavras-chave: dc.subjectDirección de fotografía-
Palavras-chave: dc.subjectGénero-
Palavras-chave: dc.subjectCine clásico-
Palavras-chave: dc.subjectMéxico-
Palavras-chave: dc.subjectStar system-
Título: dc.titleO fotógrafo, a atriz: marcas de gênero presentes nos manuais de fotografia cinematográfica e os encaixes e desencaixes do cinema mexicano industrial-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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