Aplicação da pegada ecológica em instituições de ensino superior: o caso da Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda - UFF

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartinazzo, Ana Paula-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0844276912218536-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Welington Kiffer de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9066118046924125-
Autor(es): dc.contributorCosta, Kelly Alonso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8918904607205362-
Autor(es): dc.contributorAvila, Nadja Valéria Vasconcellos de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3948701420079264-
Autor(es): dc.contributorSabbadini, Francisco Santos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5738538687200129-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4127385284836243-
Autor(es): dc.creatorSilva, Leandro Santos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:25:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:25:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27928-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770174-
Descrição: dc.descriptionA preocupação com o desenvolvimento sustentável e ações de gestão ambiental vem ganhando um espaço crescente nas Instituições de Ensino Superior, tornando-se necessário a adoção de um comportamento consciente e ambientalmente responsável, por parte dos atores dessas instituições, empenhados na missão de formar o indivíduo e transformar a sociedade. Esta dissertação tem como objetivo geral utilizar o método da Pegada Ecológica como uma ferramenta para direcionar a aplicação de práticas sustentáveis na EEIMVR/UFF e como objetivos específicos analisar a percepção da comunidade acadêmica sobre aspectos sustentáveis; comparar as práticas sustentáveis aplicadas na EEIMVR/UFF com as metas institucionais da UFF; estimar as Pegadas de Carbono e Ecológica do campus da EEIMVR/UFF com base nos recursos: energia elétrica, água potável, papel, combustível e área construída; propor a compensação de carbono com base na estimativa de emissões da EEIMVR/UFF com base na Pegada de Carbono. Dentro dos procedimentos metodológicos foram realizadas as seguintes ações: aplicação de questionário eletrônico; análise de boas práticas sustentáveis; levantamento de histórico de consumo de cada recurso dentro da EEIMVR/UFF; cálculo das Pegadas de Carbono e Ecológica como indicador ambiental. Por fim, especificação dos números de árvores necessárias para compensação deste Carbono. Como principais resultados destacam-se: a percepção de que pelo menos um terço da comunidade acadêmica da EEIMVR/UFF apresenta preocupação com a preservação do meio ambiente, a identificação de que algumas iniciativas de sustentabilidade já acontecem na Escola; a estimação que a Pegada de Carbono das variáveis analisadas foi de 132.194,80 tCO2 no período de 2004 a 2008 e para compensação da emissão de carbono pelo consumo da EEIMVR, durante esses cinco anos seria necessário o plantio de 440.647 árvores; nesse mesmo período a Pegada Ecológica calculada foi de 21.083,58 ha.-
Descrição: dc.descriptionThe concern with sustainable development and environmental management actions has been gaining increasing space in Higher Education Institutions, making it necessary to adopt a conscious and environmentally responsible behavior, by the actors of these institutions, committed to the mission of forming the individual. and transform society. This dissertation aims to use the Ecological Footprint method as a tool to guide the application of sustainable practices in EEIMVR / UFF and as specific objectives to analyze the perception of the academic community about sustainable aspects; compare the sustainable practices applied in EEIMVR / UFF with the institutional goals of UFF; estimate EEIMVR / UFF campus carbon and ecological footprints based on resources: electricity, drinking water, paper, fuel and built-up area; propose carbon offsets based on EEIMVR / UFF emission estimates based on Carbon Footprint. Within the methodological procedures the following actions were performed: application of electronic questionnaire; analysis of sustainable good practices; survey of consumption history of each resource within EEIMVR / UFF; calculation of carbon and ecological footprints as an environmental indicator. Finally, specification of the tree numbers needed to offset this carbon. The main results include: the perception that at least one third of the EEIMVR / UFF academic community is concerned with the preservation of the environment, the identification that some sustainability initiatives are already taking place at the School; the estimated Carbon Footprint of the analyzed variables was 132194.80 tCO2 from 2004 to 2008 and to offset carbon emissions by EEIMVR consumption, during these five years it would be necessary to plant 440647 trees; In that same period the calculated Ecological Footprint was 21083,58 ha.-
Descrição: dc.description92 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEmissão de carbono-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores ambientais-
Palavras-chave: dc.subjectCompensação do carbono-
Palavras-chave: dc.subjectCampus universitário-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda-
Palavras-chave: dc.subjectPegada ecológica-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectCarbon emission-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental indicators-
Palavras-chave: dc.subjectCarbon offset-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity campus-
Título: dc.titleAplicação da pegada ecológica em instituições de ensino superior: o caso da Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda - UFF-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.