Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marques, Giselle Picorelli Yacoub | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Marcelo Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lira, Joyce Abreu de | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Lívia Maria Mengue Rodrigues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:25:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:25:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15534 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770165 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo central desse trabalho é tratar as práticas jurídicas contra-hegemônicas da assessoria jurídica popular universitária e da advocacia popular frente a questão do acesso ao direito e à justiça, relacionando práticas educativas durante a vivência na faculdade de Direito como inspiração para continuidade de uma atuação crítica, voltada para as demandas coletivas. Numa digressão histórica que demonstra o avanço do conceito de acesso à justiça, busco contrapor a obra de Mauro Cappelletti e Bryant Garth frente a realidade brasileira, que não está preparada para viabilizar, exclusivamente, as demandas por direito a vizinhança e ambiental, por exemplo, quando outros grupos têm dificuldades para acessar o Poder Judiciário. Tenta-se evidenciar como as práticas educativas, desde a faculdade, contribuem para o acesso à justiça pelo diálogo crítico com a sociedade e compartilhamento de saber sobre os mais diversos assuntos possibilitam que se demande mudanças em todas as dinâmicas da sociedade. | - |
Descrição: dc.description | The main goal of this work is to look after the counter-hegemonic legal practices of popular legal advice and popular advocacy on the issue of access to law and justice, relating educational practices during the experience in law school as inspiration for continuity of critical professional procedure, focused on collective demands. In a historical digression that demonstrates the advancement of the concept of access to justice, there is an attempt to counteract the work of Mauro Cappelletti and Bryant Garth front of the reality in Brazil, which is not prepared to, exclusively, make the demands for neighborhood law and environmental rights viable, p. e., when other groups have just cannot access the Judiciary System. It is tried to show how the educational practices, from the college, contribute to the access to justice by the critical dialogue with the society and sharing of knowledge on the most diverse subjects allow that it demands that changes in all the dynamics of the society. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assessoria jurídica popular universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso à justiça | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas contra-hegemônicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Advocacia popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito a defesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso à justiça | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assessoria jurídica | - |
Palavras-chave: dc.subject | University Legal Advisors | - |
Palavras-chave: dc.subject | Access to justice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipatory politcs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Counter-hegemonc practise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Popular advocacy | - |
Título: dc.title | Desafios contemporâneos para o acesso à justiça no Brasil: a participação de estudantes e profissionais do Direito na efetivação do acesso aos direitos e à justiça | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: