Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Machado, Eliany Salvatierra | - |
Autor(es): dc.contributor | Yamasaki, Alice Akemi | - |
Autor(es): dc.contributor | Grazinoli, Daniele de Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Baptista, Liana Lobo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:25:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:25:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10596 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770163 | - |
Descrição: dc.description | Inserida neste campo emergente de cinema-educação que se concentra em ações com crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio, me questiono se é possível o audiovisual como prática com crianças pequenas dentro da educação infantil. Sendo assim, relato meu encontro com crianças de 2 a 3 anos na Creche UFF experimentando a câmera filmadora em atividades lúdicas de filmagem e de exploração do ambiente e do próprio corpo. Resultaram destes encontros vários vídeos filmados pelas próprias crianças e inquietações sobre a inserção do audiovisual dentro da educação infantil e do resto da educação básica. Ao pesquisar e experienciar o audiovisual com crianças pequenas, provocam-se (des)aprendizados no nosso olhar adultocêntrico sobre o mundo e sobre o outro. Ao assistir vídeos filmados por elas, surge a possibilidade de (re)ver o que estava esquecido ou invisível, de deslocar nossa visão e nossos corpos para um ‘se relacionar com’ mais presente, mais aberto, que se coloca em questão. Portanto, o encontro entre infância e audiovisual é importante como ferramenta de expressão para as crianças, e mais importante ainda como deslocamento do olhar para os educadores adultos. A inserção do audiovisual na educação infantil como um encontro com a alteridade, que seja lúdico e transformador, renova as possibilidades das práticas com audiovisual em qualquer espaço que se permita afetar e ser afetado | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema-educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lúdico | - |
Título: dc.title | Filmagem e primeira infância: o que podemos aprender com a prática audiovisual de crianças de 3 anos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: