Filmagem e primeira infância: o que podemos aprender com a prática audiovisual de crianças de 3 anos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMachado, Eliany Salvatierra-
Autor(es): dc.contributorYamasaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.contributorGrazinoli, Daniele de Carvalho-
Autor(es): dc.creatorBaptista, Liana Lobo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:25:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:25:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10596-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770163-
Descrição: dc.descriptionInserida neste campo emergente de cinema-educação que se concentra em ações com crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio, me questiono se é possível o audiovisual como prática com crianças pequenas dentro da educação infantil. Sendo assim, relato meu encontro com crianças de 2 a 3 anos na Creche UFF experimentando a câmera filmadora em atividades lúdicas de filmagem e de exploração do ambiente e do próprio corpo. Resultaram destes encontros vários vídeos filmados pelas próprias crianças e inquietações sobre a inserção do audiovisual dentro da educação infantil e do resto da educação básica. Ao pesquisar e experienciar o audiovisual com crianças pequenas, provocam-se (des)aprendizados no nosso olhar adultocêntrico sobre o mundo e sobre o outro. Ao assistir vídeos filmados por elas, surge a possibilidade de (re)ver o que estava esquecido ou invisível, de deslocar nossa visão e nossos corpos para um ‘se relacionar com’ mais presente, mais aberto, que se coloca em questão. Portanto, o encontro entre infância e audiovisual é importante como ferramenta de expressão para as crianças, e mais importante ainda como deslocamento do olhar para os educadores adultos. A inserção do audiovisual na educação infantil como um encontro com a alteridade, que seja lúdico e transformador, renova as possibilidades das práticas com audiovisual em qualquer espaço que se permita afetar e ser afetado-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-educação-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Título: dc.titleFilmagem e primeira infância: o que podemos aprender com a prática audiovisual de crianças de 3 anos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.