Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Koifman, Lilian | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2524511773652697 | - |
Autor(es): dc.contributor | Berger, Sônia Maria Dantas | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8153894424364049 | - |
Autor(es): dc.contributor | Latgé, Paula Kwamme | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8488585995165687 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mayor, Andréa Soutto | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6129863558242126 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0848928649730343 | - |
Autor(es): dc.creator | Lessa, Camila Bahia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:25:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:25:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32351 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770155 | - |
Descrição: dc.description | A violência sexual infanto-juvenil configura-se como um grave problema de saúde pública (MINAYO, 1994). Dentre as formas de ocorrência do abuso sexual infanto-juvenil (ASIJ), destacamos a violência sexual de meninos perpetrada por mulheres. Os dados registram que essa violência é real e danosa ao desenvolvimento das vítimas (BRASIL, 2018), no entanto, diversos estudos apontam que as relações de gênero e transgeracionais estabelecidas impactam negativamente na percepção social do fenômeno, gerando invisibilização e desassistência aos meninos vitimados. Essa dinâmica é mais danosa quando desempenhada por profissionais responsáveis pelo cuidado. Em vista disso, o presente projeto objetivou compreender como as concepções sociais de gênero afetam as perspectivas de futuros profissionais da área da saúde em casos de violência sexual contra meninos quando perpetrado por mulheres. [...] Em análise, observa-se que embora os participantes compreendam e articulem conceitos acerca da patriarcalidade e machismo como propiciadores da invisibilização do ASIJ de meninos quando perpetrado por mulheres, identifica-se núcleos de sentido que demonstram interpretações equivocadas, desconhecimentos e desconfortos por parte dos participantes, advindos dos atravessamentos de gênero e da falta de preparo técnico-emocional sobre o tema na formação. Dessa forma, conclui-se como imprescindível a implementação de ações de formação, capacitação e sensibilização frente ao ASIJ (no recorte em enfoque), para favorecer a Educação Permanente em Saúde. | - |
Descrição: dc.description | 86 f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Título: dc.title | Meninos sexualmente abusados por mulheres: perspectivas de profissionais da saúde em formação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: