Compartilhamento do conhecimento funcional em uma intituição federal de ensino: uma proposta de utilização do modelo socialização, externalização, colaboração e internalização

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Stella Regina Reis da-
Autor(es): dc.contributorSalles, Mara Telles-
Autor(es): dc.contributorRezende, Maristela de Castro-
Autor(es): dc.creatorAzeredo, Marcela Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:25:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:25:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12758-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770152-
Descrição: dc.descriptionNa chamada era do conhecimento, a informação é considerada de extrema importância para a gestão estratégica das organizações de uma maneira geral. Em especial, as instituições de ensino têm refletido sobre quais ferramentas e modelos de gestão do conhecimento elas podem desenvolver para cumprir, com sucesso, os objetivos para os quais foram criadas. O objetivo da presente pesquisa foi analisar as práticas de gestão ligadas ao conhecimento organizacional com base nas atividades sugeridas pelo modelo socialização, externalização, colaboração e internalização, propondo sugestões de melhorias na gestão do conhecimento implantada na instituição pesquisada. Esta pesquisa tem embasamento teórico apoiado nos principais autores relacionados ao tema da gestão do conhecimento, além de gestão estratégica, conhecimento organizacional, capital intelectual e processo de gestão. São definidos como sujeitos da pesquisa os servidores técnicos administrativos da instituição pública de ensino. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualiquantitativa. Identificou-se que a instituição possui uma diretoria de gestão do conhecimento recém-criada, que necessita de melhorias em algumas etapas de conversão do conhecimento de acordo com o modelo SECI (Socialização, externalização, colaboração e internalização). Verificou-se que os métodos que propiciem em uma maior integração entre os servidores possuem maior eficiência no compartilhamento do conhecimento. Espera-se que os resultados deste estudo possam contribuir para o aprimoramento das atividades de gestão e com isso gerir melhor o capital intelectual que a instituição possui por meio da melhor utilização de ferramentas de compartilhamento, visando a excelência dos seus serviços e desenvolvimento institucional.-
Descrição: dc.descriptionIn the so-called knowledge age, information is considered of extreme importance for the strategic management of organizations in general. In particular, educational institutions have reflected on what tools and models of knowledge management they can develop to successfully fulfill the objectives for which they were created. The objective of the present research was to analyze management practices related to organizational knowledge based on the activities suggested by the socialization, outsourcing, collaboration and internalization model, proposing suggestions for improvements in knowledge management implemented in the researched institution. This research has a theoretical background supported by the main authors related to the subject of knowledge management, besides strategic management, organizational knowledge, intellectual capital and management process. The technical administrative servers of the public educational institution are defined as research subjects. This is an exploratory research of a qualitative and quantitative nature. It was identified that the institution has a newly created knowledge management board, which needs improvements in some stages of knowledge conversion according to the SECI model (Socialization, outsourcing, collaboration and internalization). It was verified that the methods that allow greater integration among the servers have a greater efficiency in the sharing of knowledge It is hoped that the results of this study may contribute to the improvement of management activities and thereby better manage the intellectual capital that the institution possesses through the best use of sharing tools, aiming at the excellence of its services and institutional development.-
Descrição: dc.description96 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectModelos de gestão-
Palavras-chave: dc.subjectModelo socialização-
Palavras-chave: dc.subjectExternalização,-
Palavras-chave: dc.subjectColaboração e internalização-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição pública de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição de ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectAuditoria-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge management-
Palavras-chave: dc.subjectManagement models-
Palavras-chave: dc.subjectSocialization-
Palavras-chave: dc.subjectExternalization-
Palavras-chave: dc.subjectCollaboration and internalization model.-
Título: dc.titleCompartilhamento do conhecimento funcional em uma intituição federal de ensino: uma proposta de utilização do modelo socialização, externalização, colaboração e internalização-
Título: dc.titleSharing of functional knowledge in a federal institution of teaching: a proposal for the use of the model socialization, externalization, collaboration and internalization-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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