Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Stella Regina Reis da | - |
Autor(es): dc.contributor | Salles, Mara Telles | - |
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Maristela de Castro | - |
Autor(es): dc.creator | Azeredo, Marcela Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:25:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:25:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12758 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770152 | - |
Descrição: dc.description | Na chamada era do conhecimento, a informação é considerada de extrema importância para a gestão estratégica das organizações de uma maneira geral. Em especial, as instituições de ensino têm refletido sobre quais ferramentas e modelos de gestão do conhecimento elas podem desenvolver para cumprir, com sucesso, os objetivos para os quais foram criadas. O objetivo da presente pesquisa foi analisar as práticas de gestão ligadas ao conhecimento organizacional com base nas atividades sugeridas pelo modelo socialização, externalização, colaboração e internalização, propondo sugestões de melhorias na gestão do conhecimento implantada na instituição pesquisada. Esta pesquisa tem embasamento teórico apoiado nos principais autores relacionados ao tema da gestão do conhecimento, além de gestão estratégica, conhecimento organizacional, capital intelectual e processo de gestão. São definidos como sujeitos da pesquisa os servidores técnicos administrativos da instituição pública de ensino. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualiquantitativa. Identificou-se que a instituição possui uma diretoria de gestão do conhecimento recém-criada, que necessita de melhorias em algumas etapas de conversão do conhecimento de acordo com o modelo SECI (Socialização, externalização, colaboração e internalização). Verificou-se que os métodos que propiciem em uma maior integração entre os servidores possuem maior eficiência no compartilhamento do conhecimento. Espera-se que os resultados deste estudo possam contribuir para o aprimoramento das atividades de gestão e com isso gerir melhor o capital intelectual que a instituição possui por meio da melhor utilização de ferramentas de compartilhamento, visando a excelência dos seus serviços e desenvolvimento institucional. | - |
Descrição: dc.description | In the so-called knowledge age, information is considered of extreme importance for the strategic management of organizations in general. In particular, educational institutions have reflected on what tools and models of knowledge management they can develop to successfully fulfill the objectives for which they were created. The objective of the present research was to analyze management practices related to organizational knowledge based on the activities suggested by the socialization, outsourcing, collaboration and internalization model, proposing suggestions for improvements in knowledge management implemented in the researched institution. This research has a theoretical background supported by the main authors related to the subject of knowledge management, besides strategic management, organizational knowledge, intellectual capital and management process. The technical administrative servers of the public educational institution are defined as research subjects. This is an exploratory research of a qualitative and quantitative nature. It was identified that the institution has a newly created knowledge management board, which needs improvements in some stages of knowledge conversion according to the SECI model (Socialization, outsourcing, collaboration and internalization). It was verified that the methods that allow greater integration among the servers have a greater efficiency in the sharing of knowledge It is hoped that the results of this study may contribute to the improvement of management activities and thereby better manage the intellectual capital that the institution possesses through the best use of sharing tools, aiming at the excellence of its services and institutional development. | - |
Descrição: dc.description | 96 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos de gestão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo socialização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Externalização, | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colaboração e internalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituição pública de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituição de ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Auditoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Management models | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socialization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Externalization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collaboration and internalization model. | - |
Título: dc.title | Compartilhamento do conhecimento funcional em uma intituição federal de ensino: uma proposta de utilização do modelo socialização, externalização, colaboração e internalização | - |
Título: dc.title | Sharing of functional knowledge in a federal institution of teaching: a proposal for the use of the model socialization, externalization, collaboration and internalization | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: