A controvérsia ação à distância versus ação mediada como subsídio para o desenvolvimento de propostas didáticas para o ensino de campo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Sonia Krapas-
Autor(es): dc.contributorCPF:03117386807-
Autor(es): dc.creatorSilva, Marcos Correa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:25:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:25:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17658-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770141-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho se propõe a fornecer subsídios para a elaboração de propostas didáticas para o ensino de campo. Para tal, foi realizada uma pesquisa histórica sobre a controvérsia ação à distância/ ação mediada, com vistas a entender como o problema da transmissão de uma ação entre corpos afastados foi tratado pela física. Foi destacada a concepção de Newton de ação à distância e as formulações de Faraday, Maxwell, Lorentz e Einstein sobre a necessidade de uma ação mediada, um elemento intermediário na transmissão das ações: o campo. Junto à pesquisa histórica foram reunidas informações sobre a abordagem de campo nos livros didáticos de ensino médio, submetidos a uma análise de conteúdo e a uma análise de discurso, feita de acordo com os parâmetros estabelecidos por Orlandi (1987). Como resultados da pesquisa foram estabelecidas três formas de abordagem para as interações físicas: o ensino de campo com recurso à controvérsia ação à distância/ ação mediada, o ensino de campo apenas do ponto de vista matemático, sem recurso a hipóteses sobre a transmissão da força e, por último, uma abordagem das interações físicas sob a perspectiva da ação à distância.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo-
Palavras-chave: dc.subjectCampo-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA controvérsia ação à distância versus ação mediada como subsídio para o desenvolvimento de propostas didáticas para o ensino de campo-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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