Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Sonia Krapas | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:03117386807 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Marcos Correa da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:25:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:25:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17658 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770141 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho se propõe a fornecer subsídios para a elaboração de propostas didáticas para o ensino de campo. Para tal, foi realizada uma pesquisa histórica sobre a controvérsia ação à distância/ ação mediada, com vistas a entender como o problema da transmissão de uma ação entre corpos afastados foi tratado pela física. Foi destacada a concepção de Newton de ação à distância e as formulações de Faraday, Maxwell, Lorentz e Einstein sobre a necessidade de uma ação mediada, um elemento intermediário na transmissão das ações: o campo. Junto à pesquisa histórica foram reunidas informações sobre a abordagem de campo nos livros didáticos de ensino médio, submetidos a uma análise de conteúdo e a uma análise de discurso, feita de acordo com os parâmetros estabelecidos por Orlandi (1987). Como resultados da pesquisa foram estabelecidas três formas de abordagem para as interações físicas: o ensino de campo com recurso à controvérsia ação à distância/ ação mediada, o ensino de campo apenas do ponto de vista matemático, sem recurso a hipóteses sobre a transmissão da força e, por último, uma abordagem das interações físicas sob a perspectiva da ação à distância. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A controvérsia ação à distância versus ação mediada como subsídio para o desenvolvimento de propostas didáticas para o ensino de campo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: