Uma proposta de ensino: radiação ultravioleta

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMansur, Newton Luiz Pires-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Wanda C. de-
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Lindolff-
Autor(es): dc.creatorGarcez, Ricardo Washington Dutra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:25:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:25:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11486-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770131-
Descrição: dc.descriptionOs profissionais ligados à área de Educação já vinham desde o fim do século XX defendendo a inserção de assuntos relacionados à Física Moderna e Contemporânea (FMC) no contexto do Ensino de Física, a fim de deixá-lo mais próximo à realidade dos educandos. Isto se tornou realidade em 2012 com a obrigatoriedade destes assuntos nas obras do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o que levou à mudanças nos currículos de Física ensinada nas escolas públicas, porém não há um consenso de que assuntos devem ser abordados nestes livros. O objetivo deste trabalho é sugerir um destes assuntos, que é a radiação Ultravioleta (RUV), para isso mostraremos que este conhecimento é de grande relevância no cotidiano de todos, uma vez que todos nós estamos expostos a esta radiação, e logo estamos suscetíveis aos seus efeitos benéficos e maléficos. Sugerimos uma metodologia versátil que privilegia o ensino para grandes quantidades de alunos usando elementos do cotidiano, porque o assunto além de multidisciplinar ainda envolve tópicos de saúde pública-
Descrição: dc.descriptionProfessionals working in the field of Education had started advocating the inclusion of issues related to Modern and Contemporary Physics (FMC) in the context of Physics Teaching in order to make it more close to the reality of the students since the end of the twentieth century. This was accomplished in 2012 with the requirement of these subjects in the contents of the National Textbook (PNLD), which led to changes in the curriculum of physics taught in public schools, but there is not a consensus about which topics should be addressed in these books. The objective of this work is to suggest one of these subjects – the Ultraviolet radiation (UVR) – and it shows that this knowledge is of great importance in daily life, since we are all exposed to this radiation, therefore we are susceptible to its beneficial and harmful effects. We suggest a versatile methodology that focuses on education for large numbers of students using everyday elements, whereas, besides of multidisciplinary it involves public health issues-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectRadiação ultravioleta-
Palavras-chave: dc.subjectFísica moderna e contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectFísica moderna-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectRadiação ultravioleta-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectUltraviolet radiation-
Palavras-chave: dc.subjectModern and contemporary physics-
Palavras-chave: dc.subjectEveryday-
Título: dc.titleUma proposta de ensino: radiação ultravioleta-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.