Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.contributor | Canesin, Fátima de Paiva | - |
Autor(es): dc.contributor | Coutinho, Lucidea Guimarães Rebello | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Joaquim Fernando Mendes da | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Maria Bernadete P. dos | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Ana Paula Cardozo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:25:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:25:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5310 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770125 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como proposta contribuir com a formação permanente e em serviço dos professores para que pratiquem um ensino que seja mais voltado aos interesses dos estudantes, com o uso de metodologias ativas que favoreçam as aprendizagens, a partir de diálogos e trocas de experiências entre os docentes. A fim de atender a esse objetivo, procurou-se conhecer as tendências pedagógicas contemporâneas para o ensino de ciências, conforme são descritas na literatura, e os fatores mais relevantes que contribuem para o desenvolvimento profissional dos professores. A partir da elaboração de um questionário e da análise das respostas dadas pelos docentes, buscou-se então identificar quais os interesses que os professores observam em seus alunos, as metodologias que utilizam no desenvolvimento de suas aulas e as dificuldades em sua prática. Os resultados permitem afirmar que quase metade dos professores respondentes procuram utilizar metodologias ativas em suas aulas buscando ultrapassar o modelo tradicional de ensino, rompendo as barreiras em busca de um ensino que seja agradável, interessante e significativo ao seu aluno. Como conclusão percebemos o quanto seria importante uma interação entre os professores, de modo que consigam compartilhar os resultados obtidos, mostrar como trabalham para superarem suas dificuldades. Em vista do conhecimento produzido, investiu-se na elaboração de uma revista que, direcionada aos professores de ciências da educação básica, buscará colocá-los em diálogo a fim de contribuir com a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem | - |
Descrição: dc.description | This work aims to contribute to the continuing education and teachers' service to practice a teaching that is more geared to the interests of students, using active methods that encourage the learning from dialogue and exchange of experiences between teachers. In order to meet this goal, we tried to understand the contemporary pedagogical trends in teaching science as described in literature, and the most important factors contributing to the professional development of teachers. From the preparation of a questionnaire and the analysis of the answers given by the teachers, we then sought to identify the interests that teachers observe in their students, the methodologies they use in developing their lessons and the difficulties in their practice. The results indicate that nearly half of respondent teachers seek to use active methodologies in their classes seeking to overcome the traditional model of education, breaking down the barriers in search of an education that is enjoyable, interesting and meaningful to their students. In conclusion we realize how an interaction between the teachers would be important, so they can share the results, show how they work to overcome their difficulties. In view of the knowledge produced, we have invested in developing a magazine, which, directed to teachers of science of the elementary school, will seek to open the dialogue between them in order to contribute to the quality of the teaching and learning processes | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática da ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento profissional de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação professor-aluno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensinoda ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática geral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualificação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia do ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactics of science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional development | - |
Título: dc.title | Identificação de iniciativas e de dificuldades docentes para o atendimento aos interesses de estudantes da educação básica: estudo para a mobilização e o compartilhamento de estratégias didáticas para a aprendizagem de ciências | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: