A Direção de Arte e a Imagem Cinematográfica: sua inserção no processo de criação do cinema brasileiro dos anos 1990

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, João Luiz-
Autor(es): dc.contributorCPF:25314718715-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783160U4-
Autor(es): dc.contributorKosovski, Lídia-
Autor(es): dc.contributorCPF:55288609022-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786663H2-
Autor(es): dc.contributorCoelho, Luiz Antonio Luzio-
Autor(es): dc.contributorCPF:26870797749-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781578D3-
Autor(es): dc.contributorMachado, Hilda-
Autor(es): dc.contributorCPF:32200560222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787415T5-
Autor(es): dc.creatorButruce, Débora Lúcia Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20857-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770115-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação se propõe a evidenciar que a direção de arte em cinema pode se constituir como um campo teórico autônomo e demonstrar seu estatuto de área relevante para análise e reflexão em torno das características estéticas de um filme. Dada a inexistência de bibliografia que lhe conferisse uma autonomia do ponto de vista teórico ou que demonstrasse de maneira efetiva sua inserção dentro do universo fílmico, este trabalho tentou estabelecer algumas balizas conceituais pertinentes para seu estudo. Neste sentido, esta pesquisa se encaminhou para o preenchimento de uma lacuna bibliográfica e de reflexão que propiciasse um debate mais amplo sobre a questão da direção de arte. O recorte desta abordagem se efetua no cinema brasileiro de ficção e a premissa básica é a transformação do estatuto da função a partir dos anos 1980 e sua efetiva consolidação na década de 1990. Esta afirmação exigiu a verificação de um provável percurso histórico da função na realização cinematográfica brasileira e a análise de três filmes representativos deste contexto em relação às articulações de sentido possibilitadas por determinadas estratégias inerentes ao uso da direção de arte.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectDireção de arte-
Palavras-chave: dc.subjectArte e cinema-
Palavras-chave: dc.subjectArte cinematográfica-
Palavras-chave: dc.subjectImagem cinematográfica-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleA Direção de Arte e a Imagem Cinematográfica: sua inserção no processo de criação do cinema brasileiro dos anos 1990-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.