As políticas de promoções de ações afirmativas (cotas) e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Roberta Rodrigues Marques da-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Rosana da Câmara-
Autor(es): dc.contributorLeopoldi, Maria Antonieta Parahyba-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Marcos Henrique Coutinho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21842-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770106-
Descrição: dc.descriptionO aluno da graduação de Ciências Sociais – Licenciatura da Universidade Federal Fluminense [UFF] é o objeto desse trabalho, que busca analisar a mudança de perfil desses alunos em decorrência da implantação das políticas de promoção de ações afirmativas [cotas], como mecanismo de acesso/ingresso, e do Plano Nacional de Assistência Estudantil [PNAES], como forma de evitar evasão/retenção. Baseia-se em pesquisa documental, com levantamento em banco de dados digitais da UFF, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [INEP], e do Relatório da V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) graduandos(as) das IFES, e revisão da literatura sobre o assunto. Realizaram-se entrevistas com alunos cotistas e não cotistas para saber qual o impacto desses programas na vida acadêmica deles, e qual a avaliação que eles fazem da lei de cotas e da política de assistência estudantil implementada pela UFF. O presente estudo fez levantamento das políticas públicas de educação dos governos do Partido dos Trabalhadores [PT] que estruturam a viabilidade da implantação desses programas através de um conjunto de decretos, leis, portarias normativas, etc., voltado para a educação superior. Procurou analisar o impacto dessas políticas públicas de educação na mudança do perfil dos alunos da UFF, em particular, do curso de Ciências Sociais com habilitação em Licenciatura-
Descrição: dc.descriptionThe student of the Graduation of Social Sciences - degree from the Federal University of Fluminense [UFF] is the object of this work, which seeks to analyze the profile change of these students as a result of the implementation of affirmative action policies, as access mechanism / admission, and the National Student Assistance Plan [PNAES], as a way to avoid evasion / retention. It is based on documentary research, with a digital database survey of UFF, the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira [INEP], and the Report of the V National Survey of Socioeconomic and Cultural Profile of the graduates of the universities, and literature review on the subject. We conducted interviews with quota and non-quota students to find out the impact of these programs on their academic lives, and their assessment of the quota law and the student assistance policy implemented by UFF. The present study surveyed the public education policies of the Workers' Party (PT) governments that structure the viability of implementing these higher education programs through a set of decrees, laws, normative ordinances, etc. It sought to analyze the impact of these public education policies on changing the profile of students of the UFF, in particular, the Social Sciences course with a Bachelor's degree-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPerfil do aluno-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectAções afirmativas-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de ação afirmativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectStudent profile-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policy-
Palavras-chave: dc.subjectStudent assistance-
Palavras-chave: dc.subjectAffirmative actions-
Palavras-chave: dc.subjectFederal Fluminense University-
Título: dc.titleAs políticas de promoções de ações afirmativas (cotas) e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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