Um olhar sobre a formação do bibliotecário escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Elisabete Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorLück, Esther Hermes-
Autor(es): dc.contributorCabral, Rosimere Mendes-
Autor(es): dc.creatorDiorio, Marieli Sader-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2666-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770091-
Descrição: dc.descriptionTem como objetivo apresentar a importância do bibliotecário escolar e o cuidado que as escolas de Biblioteconomia devem ter com a formação desse profissional. De modo a verificar esse comprometimento, tendo em vista a criação da Lei da Biblioteca Escolar (nº 12.244/10), foi feito um levantamento junto às universidades brasileiras visando mapear quais oferecem disciplinas abordando a temática e de que forma estas são incluídas nos currículos dos cursos. Traz uma amostra das ementas de algumas disciplinas de modo a entender como o a temática é discutida nos programas de ensino. Percebeu-se que na maioria das vezes os conteúdos dessas disciplinas estão associados a discussões mais gerais, deixando de lado aspectos importantes da ação das bibliotecas escolares, como o apoio às pesquisas, ou seja, o domínio dos instrumentos de busca de informação, para que os educados com autonomia possam construir seus conhecimentos, assim como, o incentivo às atividades de leitura. Dada à importância das atividades de leitura, apresenta um panorama dos programas, lei e projetos de incentivo ao livro e à leitura criados pelo governo federal entre as décadas de 1980-2010, além de ressaltar o papel da escola pública e de suas bibliotecas na aquisição de capital cultural desconstruindo as teses que vêem a escola com um espaço de reprodução das ideologias dominantes, apontando o quanto essa instituição pode e deve fazer a critica a essa visão e buscar caminhos para que se possa construir um novo projeto de sociedade. Conclui que há uma necessidade de avaliação da formação do bibliotecário, não somente relacionada à inclusão da biblioteca escolar como tema de estudo, mas em relação aos temas sociais de modo geral e que, no âmbito das escolas, as bibliotecas ainda têm que superar a visão estigmatizada de "lugar de castigo" para passar a ser um local de informação, estudo, pesquisa e lazer, assumindo de fato sua função social como espaço cultural e recurso pedagógico. As escolas de Biblioteconomia, independente da força que a Lei nos impõe, devem trazer para a centralidade dos currículos a temática da biblioteca escolar, assim como das bibliotecas publicas em geral, pois o processo de democratização do conhecimento e dos direitos de cidadania que tal domínio envolve, depende do acesso aos saberes e à informação em geral-
Descrição: dc.descriptionThis study discusses the importance of the LibrarySchools from Brazil should have with the education of school librarians.In order to verify this commitment, to establish the Library Law School (No. 12244/10), a survey was made of Brazilian universities aimed at mapping offering courses that address the issue and how they are included in the curricula of courses. Brings a menu of sample some individuals in order to understand how the subject is discussed in educational programs. It was noticed that in most cases, the content of these disciplines are associated with more general discussions, leaving aside important aspects of the operation of school libraries, such as research support, that is, the domain of information search tools so that educated autonomy can build your knowledge and encouragement of reading activities. Given the importance of reading activities, it provides an overview of programs, laws and projects to promote books and reading created by the federal government between the decades of 1980-2010 and underline the role of public schools and their libraries to acquire cultural capital deconstructing the arguments they see the school with one of the dominant ideologies play space, underlining how the institution can and must make the critique of this vision and find ways for us to build a new society project. We conclude that there is a need to assess the training of librarians, not only related to the inclusion of the school library as an object of study, but in relation to social issues in general and in the context of schools, libraries still have to overcome the stigmatized view the "place of punishment" to become a place of information, study, research and leisure, in fact assuming its social role as a place of cultural and educational resource. Schools of library science, no matter how hard that the law imposes on us, must bring to the centrality of curricula the issue of school library and the public library in general, for the process of democratization of knowledge and citizenship such domain rights involves It depends on access to knowledge and information in general-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteconomia-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biblioteconomia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library (Brazil)-
Palavras-chave: dc.subjectLibrary school (Brazil)-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectLibrarian education-
Título: dc.titleUm olhar sobre a formação do bibliotecário escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.