Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Godoy, Karla Estelita | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonseca Filho, Ari da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Cheibub, Bernardo Lazary | - |
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Diogo da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:24:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:24:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/978 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770082 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho analisa as relações existentes entre museu e turismo, de modo geral, avaliando a contribuição que o profissional formado em turismo, que aqui chamamos de bacharel em Turismo, oferece para a qualificação dessa instituição para melhor receber os turistas. A escolha desse objeto de estudo tem como base a quase inexistência de profissionais de turismo em museus, mesmo havendo uma política pública chamada “Programa de Qualificação de Museus para o Turismo”, do Ministério do Turismo em parceria com o Ministério da Cultura e o Instituto Brasileiro de Museus, cujo objetivo era o de estruturar os museus dos municípios indutores do turismo, com foco nas cidades-sede da Copa do Mundo FIFA. Diante do quadro de instabilidade de atuação do bacharel em Turismo em museus, passamos a investigar de que forma esse profissional poderia colaborar para uma maior qualificação dos museus para o turismo. Assim, o objetivo deste estudo é apontar as competências adquiridas pelo bacharel em Turismo durante seu percurso acadêmico que o permitem contribuir para uma melhor relação museu / turismo. Para isto, foi feito um levantamento das políticas públicas de museu e patrimônio, e pesquisa de campo em cinco museus da Cidade do Rio de Janeiro para verificar sua infraestrutura quanto ao recebimento de turistas, e uma análise dos cursos de turismo em universidades públicas federais do Estado do Rio de Janeiro. A análise empreendida, a partir das informações obtidas, permite afirmar, que o bacharel em Turismo, com as competências adquiridas através de disciplinas cursadas de forma interdisciplinar, pode ser o mediador na relação entre os museus e o turismo, participando ativamente da criação do plano museológico | - |
Descrição: dc.description | This paper analyzes the relationship between the museum and tourism, evaluating the contribution that the professional degree in tourism offers for qualifying this institution to better receiving tourists. The choice of the object of study is based on the lack of tourism professionals in museums, even with the existence of a Brazilian public policy called "Museums Qualification for Tourism Program", belonging to the Ministry of Tourism in partnership with the Ministry of Culture and the Brazilian Museums Institute, which aimed to structure the museums of inducing municipalities tourism, focusing on the host cities of the FIFA World Cup. Faced with a situation of instability of operation graduate of tourism in museums, we investigate how this work could contribute to a higher qualification of museums for tourism. The objective of this study is to highlight the skills acquired by the graduate in tourism during their academic journey that enable contributing to a better relationship between tourism and museums. This was done to a survey of public policies museum and heritage field research in five museums in Rio de Janeiro city to see if they have infrastructure to receive tourists and an analysis of the courses of federal tourism in Rio de Janeiro. The analysis undertaken, based on the information obtained, lets say that the graduate in tourism, with skills acquired through courses taken in an interdisciplinary way, may be the mediator in the relationship between the museum and tourism, actively participating in the creation of the museum plan | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bacharel em Turismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualificação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tourism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graduate of Tourism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural heritage | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural tourism | - |
Título: dc.title | A inserção do profissional de turismo nas instituições museológicas: competências, habilidades e contribuições | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: