Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Helder Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:11133344422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782862T9&dataRevisao=null | - |
Autor(es): dc.contributor | Haddad, Assed Naked | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:70953970744 | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Luiz Flávio Maia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:24:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:24:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-09-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-06-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18098 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770080 | - |
Descrição: dc.description | This work refers to the professional internships in the Degree Programs of the Technological Center - CTC Fluminense Federal University - UFF. Initially a conceptual teaching-learning reflection concerning the management of knowledge is presented, followed by data and considerations about the environment and the situation of internships in the various engineering, architecture and computer science programs. The contribution as a supplement to the academic education is analyzed. The intent is to identify how to improve the effectiveness of internships as a professional training. Quantitative data gathered allows the observation of behaviors and trends of internships at the CTC, by examining causes and effects. Qualitative data collected in surveys done among the interns provides an analysis of the pedagogical, legal and managerial requirements of internships, as well as their motivations, deviations and results in accordance with those who had participated in internships and those who had coordinated them. The subject of this research had its focus upon the managerial concerns related to the professional internships as part of the undergraduate degree in the technological field. The intent was to investigate a typical managerial educational query, which still has been barely explored within the Brazilian College Institutions. In order to deepen the subject in the given research, the descriptive assessment method was employed, which is based on the observation of facts and data of actual situations. The research evolves upon the verification of the pertinent understanding and interpretation confronted by reality awareness, which is characterized, nowadays, by the competitive job market. Within the scope, this research embraces originality and is intended to constitute a reference to those interested in the concerns of the professional internships and also to guide an adequate Internship Managerial System, in connection with the actual data of current scenarios. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal Fluminense | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho versa sobre estágios curriculares profissionais nos cursos do Centro Tecnológico - CTC da Universidade Federal Fluminense - UFF. É apresentada inicialmente reflexão conceitual sobre ensino-aprendizagem frente à gestão de conhecimentos e a seguir dados e considerações sobre a situação dos estágios nos cursos das diversas engenharias, arquitetura e ciência da computação. É analisada a contribuição na complementaridade da formação acadêmica. Busca-se identificar como melhorar a eficácia dos estágios como aprendizado profissional. Dados quantitativos históricos levantados permitem observar comportamentos e tendências dos estágios no CTC, pesquisando-se causas e efeitos. Dados qualitativos captados em pesquisa de opinião junto aos alunos estagiários ensejam uma análise das exigências pedagógicas, legais e gerenciais dos estágios, suas motivações, desvios e resultados na visão de quem fez estágio e na de quem os coordenou. O tema desta pesquisa teve como foco a problemática dos estágios curriculares profissionais nos cursos de graduação da área tecnológica e sua gestão. O interesse foi investigar uma questão de gestão tipicamente educacional que tem sido ainda pouco aprofundada nas Instituições de Ensino Superior no Brasil. No aprofundamento do tema no presente trabalho, foi adotado o método da investigação descritiva, que se apóia na investigação observacional de fatos e dados de situações reais. A pesquisa evolui na verificação da pertinência do entendimento e interpretações, confrontadas com percepções da realidade, cujas características na atualidade são de condições de disputa no mercado de trabalho. Dentro do escopo, esta pesquisa detém originalidade e se reveste de dupla intenção. Constituir-se em uma referência para interessados na problemática dos estágios profissionais, e também no balizamento de adequado Sistema de Gestão de Estágios, pertinente aos dados da realidade dos cenários correntes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão | - |
Publicador: dc.publisher | Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estágios em engenharia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estágio curricular profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engineering Internships | - |
Palavras-chave: dc.subject | job market | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional Internship | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | ESTUDO SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR PROFISSIONAL NOS CURSOS DA ÁREA TECNOLÓGICA DA UFF | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: