Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Marcelo Nocelle de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9926701743816225 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nogueira, Natânia Aparecida da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7390818109682435 | - |
Autor(es): dc.contributor | Campos, Fernanda Vidal de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7143476753536029 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3902443720270962 | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Thayná Machado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:24:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:24:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24975 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770072 | - |
Descrição: dc.description | A Mata Atlântica é o segundo maior bioma do Brasil que possui alto endemismo de avifauna, porém é o mais crítico no quesito para conservação das espécies, sendo várias as causas de ameaça de extinção tanto da fauna como flora. Pensando nisso e acreditando que a educação tem um papel fundamental na sistematização e socialização do conhecimento, este trabalho foi pautado na utilização de recursos didáticos lúdicos para auxiliar no ensino de biodiversidade com ênfase nas espécies de aves ameaçadas de extinção. Foram aplicados então, dois jogos nas turmas do 6º e 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal João Maurício Brum, município de Santo Antônio de Pádua, sendo eles o super trunfo das aves ameaçadas de extinção do estado do Rio de Janeiro e o dominó das aves ameaçadas de extinção no Noroeste Fluminense. Com o objetivo de sensibilizar, discutir ações de conservação e preservação, analisar o potencial de ensino que o jogo didático tem sobre esse tema, além do aprendizado adquirido após a aplicação dos mesmos, foi utilizada a metodologia dos momentos pedagógicos, como a problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Após a discussão inicial, houve a aplicação dos jogos e em seguida a produção de histórias em quadrinhos feitas pelos alunos, com base no tema espécies ameaçadas de extinção e causas de extinção de espécies de aves. Os alunos demonstraram satisfatório interesse nos jogos, bem como na confecção dos desenhos. Entre as tirinhas, foram abordadas causas de extinção como desmatamento, queimadas, tráfico e manutenção em cativeiro, poluição dos rios e cadeia alimentar. Sendo assim, os alunos conseguiram associar conhecimento prévio com conhecimento científico, tornando a aplicação dessas ferramentas positiva, visto que esses alunos foram participativos e expressaram seus saberes por meio dos jogos e das tiras em quadrinhos. Demonstrando então que os recursos didáticos lúdicos auxiliaram na construção dos conhecimentos. | - |
Descrição: dc.description | The Atlantic Forest is the second largest biome in Brazil that has a high endemism of birdlife, however it is the most critical in terms of species conservation, with several causes of the threat of extinction of both fauna and flora. Thinking about it and believing that education has a fundamental role in the systematization and socialization of knowledge, this work was based on the use of ludic didactic resources to assist in the teaching of biodiversity with an emphasis on endangered species of birds. Then, two games were applied in the classes of the 6th and 7th year of elementary school of the Municipal School João Maurício Brum, municipality of Santo Antônio de Pádua, being the super trump of birds threatened with extinction in the state of Rio de Janeiro and the dominoes of endangered birds in the Northwest Fluminense. In order to raise awareness, discuss conservation and preservation actions, analyze the teaching potential that the didactic game has on this theme, in addition to the learning acquired after their application, the methodology of the pedagogical moments was used, such as the initial problematization, organization of knowledge and application of knowledge. After the initial discussion, there was the application of the games and then the production of comic books made by students, based on the theme of endangered species and causes of extinction of bird species. The students showed a satisfactory interest in the games, as well as in the making of the drawings. Among the strips, causes of extinction were addressed, such as deforestation, fires, trafficking and maintenance in captivity, pollution of rivers and the food chain. Thus, students were able to associate previous knowledge with scientific knowledge, making the application of these tools positive, since these students were participative and expressed their knowledge through games and comic strips. Demonstrating then that the ludic didactic resources helped in the construction of the knowledge. | - |
Descrição: dc.description | 64 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | aves ameaçadas | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | jogos didáticos e história em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Naturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | endangered birds | - |
Palavras-chave: dc.subject | science teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | didact games and comic | - |
Título: dc.title | Super trunfo das aves ameaçadas de extinção do estado do Rio de Janeiro e dominó das aves ameaçadas de extinção do noroeste fluminense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: