Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.contributor | Farias, Florence Moellman Cordeiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Selles, Jairo Paes | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Caroline Marangoni da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:24:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:24:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11542 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770069 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho foi elaborado com o objetivo de investigar o uso de metodologias ativas em salas de aula de química na educação básica, em especial as que possam ser identificadas com a “cultura do fazer”, a fim de avaliar seu potencial inovador e propor estratégias para a aprendizagem ativa de conhecimentos químicos dentro dessa cultura. A metodologia consistiu em buscar, nas publicações dos 5 últimos anos da revista Química nova na escola, indícios de que metodologias ativas, sobretudo as identificadas com a cultura do fazer, são desenvolvidas nas aulas de química. Os resultados apontam que metodologias ativas são pouco desenvolvidas (apenas 32% dos artigos analisados), e raramente com o foco em aprender a fazer algo que possa ser usado, como se estava buscando. Por acreditar que essa é uma metodologia de ensino estimulante, que pode mostrar o quanto a química está presente em nossas vidas, a cultura do fazer foi usada neste trabalho como um grande aliado no ensino de química, através de uma proposta de projeto em que são feitos sabão e sabonete. Afinal a partir dela os alunos podem transformar seus conhecimentos em produtos com grandes utilidades em seu dia a dia, dando a eles um pouco de liberdade para produzir parte dos produtos de limpeza de que necessitam | - |
Descrição: dc.description | The aim of this work was to investigate the use of work methodologies in chemistry classrooms in basic educations, especially those that can be used with a maker culture, in active learning of puppies within that culture. The methodology consisted in searching in the publications of the last 5 years of the magazine Química Nova na Escola, the indicators that the techniques are geared towards children with the maker culture, are conducted in chemistry classes. The indicators that are active methodologies are small (only 32% of articles analyzed), and appear with the focus on learning methodology, what can show how much a child is present in our lives, a make culture what is a Project situation in elementary school? Made soap. After all, from now on, your skills can be useful in products with great utilities in your day, giving them a little freedom to be part of the cleaners of what they are | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sabão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação libertadora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura do fazer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sabão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação libertadora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura do fazer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soap | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liberating education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maker culture | - |
Título: dc.title | Sabão artesanal: proposta para o ensino de química inserido na “cultura do fazer” | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: