Grafápagos : ferramenta desplugada para auxiliar o ensino de grafos e algoritmos em grafos no ensino básico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalgado, Luciana Cardoso de Castro-
Autor(es): dc.contributorMochetti, Karina-
Autor(es): dc.contributorBravo, Raquel-
Autor(es): dc.contributorGomes, Rosana-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Bruno Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5711-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770052-
Descrição: dc.descriptionEste projeto consiste na criação da ferramenta Grafápagos, de ensino desplugado de conceitos da Ciência da Computação, especificamente de Algoritmos em Grafos.Seguindo os princípios de projetos desplugados, o objetivo é fornecer alternativas flexíveis para ensinar, independentes de qualquer infra-estrutura computacional e, portanto, aplicáveis nos mais diversos cenários, fornecendo acessibilidade e inclusão. A utilização desta ferramenta com crianças e jovens visa compensar a ausência dos tópicos abordados no currículo utilizado no ciclo de educação básica ao redor do país, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Adicionalmente, auxiliar o desenvolvimento do pensamento computacional dos estudantes. Para tanto, foram pesquisados projetos anteriores bem-sucedidos com objetivos similares. A partir das informações obtidas nestes estudos, foi possível começar o processo de concepção da ferramenta e desenvolvê-la priorizando suas aplicações no ambiente de sala de aula, em séries do ensino básico. O funcionamento da ferramenta e de todos os elementos que a compõem são descritos, assim como exemplos de aplicações e sugestões para maximizar o seu aproveitamento. Também foram realizados encontros com professores do ensino básico e da graduação, todos com experiência na área de Matemática. Os encontros foram realizados com o propósito de avaliar e validar os resultados obtidos com o desenvolvimento da ferramenta, e foram de vital importância para o projeto.-
Descrição: dc.descriptionThis project consists on the creation of Grafápagos, an unplugged tool meant for teaching concepts of Computer Science, specifically Graphs. Following the principles of unplugged projects, the goal is to provide flexible teaching alternatives that are independent of any computational infrastructure and can therefore be applied in many different scenarios providing accessibility and inclusion. The use of this tool with children and teens aims to compensate for the absence of the addressed topics in the curriculum followed throughout thebasic education cycle the country, according to BNCC (Common National Curriculum Base), besides helping the development of students' logical computational thinking. To that end, previous successful projects with similar objectives were searched. After gathering all this information, it was possible to begin the process of designing the tool and developing it, always prioritizing its applications in the classroom environment. The operation of the tool and all the elements that make it up are described, as well as examples of applications and suggestions to maximize its potential. Meetings were also held with elementary and undergraduate teachers, all of them with experience in Mathematics. The meetings were held with the purpose of evaluating and validating the results obtained with the development of the tool, and were of vital importance for the project.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectUnplugged-
Palavras-chave: dc.subjectFerramenta de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAlgoritmos em grafos-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento computacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectComputação desplugada-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento computacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectGrafo-
Palavras-chave: dc.subjectAlgoritmo-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching tool-
Palavras-chave: dc.subjectGraphs-
Palavras-chave: dc.subjectComputational thinking-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education-
Título: dc.titleGrafápagos : ferramenta desplugada para auxiliar o ensino de grafos e algoritmos em grafos no ensino básico-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.