Desnutrição de ácidos graxos ômega 3 e o impacto no desenvolvimento infantil e aprendizado

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Autor(es): dc.contributorSerfaty, Claudio Alberto-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2434741735967189-
Autor(es): dc.contributorChagas, Luana da Sila-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7223742353205470-
Autor(es): dc.contributorPandolfo, Pablo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8700964351768486-
Autor(es): dc.contributorCabral, Luiz Mors-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5525595141868422-
Autor(es): dc.contributorMartins, Mariana Renovato-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4873004948911165-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Mônica Valle de-
Autor(es): dc.contributorhttps://lattes.cnpq.br/4177941636780081-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Mariana Pereira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31777-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770046-
Descrição: dc.descriptionA fome ainda é uma realidade enfrentada por milhões de brasileiros. Seu impacto se estende de um problema social para um problema de saúde pública quando a desnutrição é a principal consequência. A desnutrição pode afetar o desenvolvimento do Sistema Nervoso Central e, assim, comprometer o desempenho infantil. Diversos nutrientes desempenham funções importantes durante as diversas etapas do desenvolvimento neural, incluindo os ácidos graxos essenciais (AGEs) e o aminoácido triptofano denominados assim, pois, só podem ser obtidos por meio da alimentação. Existem duas classes de AGEs: ômega 3 e ômega 6. O ácido docosahexaenóico (DHA), adquirido a partir da ingestão de ômega 3, é o ácido graxo poli-insaturado da classe ômega 3 mais presente no cérebro e desempenha inúmeras funções, inclusive no córtex e hipocampo, regiões importantes para o aprendizado escolar. O presente estudo, por meio de uma revisão da literatura disponível, demonstrou os prejuízos causados pela desnutrição específica em DHA na neuroplasticidade, além de corroborar dados sobre o triptofano. A busca bibliográfica foi conduzida utilizando os portais de pesquisa PubMed e Google Acadêmico, abrangendo artigos publicados em inglês e português. Para a pesquisa, foram adotadas palavras-chave e critérios de inclusão. A desnutrição em ômega 3/DHA está associada a alterações nos padrões de poda sináptica e isso interfere no tempo de fechamento dos períodos críticos sensoriais, consequentemente, resulta em alterações nos mecanismos relacionados ao aprendizado como: função executiva, atenção e memória. Em modelos experimentais a baixa ingestão de DHA está associada a um pior desempenho em testes comportamentais que avaliam funções executivas e memória. Já em humanos, os níveis reduzidos desse lipídio compromete conexões de redes corticais relacionadas a atenção, além de estar relacionado também a funções executivas e aos distúrbios do neurodesenvolvimento como o transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade (TDAH) e o transtorno de espectro do autista (TEA). Para além, foram propostas vias de sinalização que se mostram alteradas mediante a depleção dietética de ômega 3 que corrobora os danos observados no desempenho escolar. Considerando que a ingestão de nutrientes essências podem causar prejuízos de neurodesenvolvimento, uma dieta balanceada aliada a uma educação alimentar torna-se fundamental.-
Descrição: dc.descriptionHunger is still a reality faced by millions of Brazilians. Its impact extends from a social problem to a public health problem when malnutrition is the main consequence. Malnutrition can affect the development of the Central Nervous System and thus compromise child performance. Several nutrients play important roles during the various stages of neural development, including essential fatty acids (AGEs) and the amino acid tryptophan, so called, as they can only be obtained through food. There are two classes of AGEs: omega 3 and omega 6. Docosahexaenoic acid (DHA), acquired from the ingestion of omega 3, is the polyunsaturated fatty acid of the omega 3 class most present in the brain and performs numerous functions, including in cortex and hippocampus, important regions for school learning. The present study, through a review of the available literature, demonstrated the damage caused by specific DHA malnutrition on neuroplasticity, in addition to corroborating data on tryptophan. The bibliographic search was conducted using the PubMed and Google Scholar search portals, covering articles published in English and Portuguese. For the research, keywords and inclusion criteria were adopted. Omega 3/DHA malnutrition is associated with changes in synaptic pruning patterns and this interferes with the closing time of critical sensory periods, consequently resulting in changes in mechanisms related to learning such as: executive function, attention and memory. In experimental models, low DHA intake is associated with worse performance in behavioral tests that assess executive functions and memory. In humans, reduced levels of this lipid compromise connections in cortical networks related to attention, in addition to being related to executive functions and neurodevelopmental disorders such as attention deficit/hyperactivity disorder (ADHD) and autism spectrum disorder. (TEA). Furthermore, signaling pathways have been proposed that are altered by dietary depletion of omega 3, which corroborates the damage observed in school performance. Considering that the intake of essential nutrients can cause damage to neurodevelopment, a balanced diet combined with nutritional education is essential.-
Descrição: dc.description44 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento dos circuitos neurais-
Palavras-chave: dc.subjectPeríodos críticos-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizado-
Palavras-chave: dc.subjectAtenção-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectTDAH-
Palavras-chave: dc.subjectNeuroplasticidade-
Palavras-chave: dc.subjectDesnutrição-
Palavras-chave: dc.subjectÁcidos graxos essenciais-
Palavras-chave: dc.subjectÁcidos graxos poli-insaturados-
Palavras-chave: dc.subjectDHA-
Palavras-chave: dc.subjectÔmega-3-
Palavras-chave: dc.subjectNeuroinflamação-
Palavras-chave: dc.subjectDesnutrição-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento infantil-
Palavras-chave: dc.subjectManifestação neurológica-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa bibliográfica-
Palavras-chave: dc.subjectDevelopment of neural circuits-
Palavras-chave: dc.subjectCritical periods-
Palavras-chave: dc.subjectMemory-
Palavras-chave: dc.subjectApprenticeship-
Palavras-chave: dc.subjectAttention-
Palavras-chave: dc.subjectAutism-
Palavras-chave: dc.subjectADHD-
Palavras-chave: dc.subjectNeuroplasticity-
Palavras-chave: dc.subjectMalnutrition-
Palavras-chave: dc.subjectEssential fatty acids-
Palavras-chave: dc.subjectPolyunsaturated fatty acids-
Palavras-chave: dc.subjectNeuroinflammation-
Título: dc.titleDesnutrição de ácidos graxos ômega 3 e o impacto no desenvolvimento infantil e aprendizado-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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