Uso de ilustração científica como estratégia de ensino de Zoologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, José Artur Barroso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8165573791698296-
Autor(es): dc.contributorSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6843568387291705-
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5938392928150882-
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2085135924237081-
Autor(es): dc.creatorSantos, Fábio Farias Baptista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31620-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770035-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho se trata de uma pesquisa qualitativa no que tange a utilização de ilustrações científicas para o ensino de zoologia de invertebrados. A pesquisa foi realizada com alunos do 4° ano do fundamental 1 do Colégio Universitário Geraldo Reis em Niterói, durante as aulas de ciências com auxílio da professora responsável. Foram ministradas duas aulas em que foi pedido inicialmente que os alunos desenhassem insetos de memória, a partir do que foi aprendido na aula. Na aula seguinte foram apresentados modelos reais de insetos para que os os alunos os desenhassem a partir de sua observação. Após a segunda aula foram selecionados 4 alunos para uma breve entrevista acerca da vivência deles durante as duas aulas. Como resultado foram obtidos relatos de mudança no que diz respeito à observação e representação dos insetos nos desenhos. Foi notória a diferença entre os desenhos feitos na primeira e na segunda aula. Nos desenhos feitos de memória, os insetos eram representados com características antropomórficas, não condizentes com a realidade e demonstrando grande influência dos elementos cartunescos que envolvem o entretenimento infantil. Nos desenhos feitos na segunda aula houve uma grande mudança em relação a representação dos insetos, os quais deixaram de ser antropomorfizados e passaram a ter mais detalhes fiéis ao modelo real observado.-
Descrição: dc.descriptionThis work is qualitative research regarding the use of scientific illustrations for teaching invertebrate zoology. The research was carried out with students in the 4th year of elementary school 1 at Colégio Universitário Geraldo Reis in Niterói, during science classes with the help of the teacher in charge. Two classes were taught in which students were initially asked to draw insects from memory, based on what was learned in class. In the following class, real models of insects were presented so that students could draw them based on their observation. After the second class, 4 students were selected for a brief interview about their experience during the two classes. As a result, reports of changes were obtained regarding the observation and representation of insects in the drawings. The difference between the drawings made in the first and second class was notable. In drawings made from memory, insects were represented with anthropomorphic characteristics, not consistent with reality and demonstrating a great influence of cartoonish elements that involve children's entertainment. In the drawings made in the second class there was a major change in relation to the representation of insects, which were no longer anthropomorphized and began to have more details faithful to the real model observed.-
Descrição: dc.description32 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectIlustração científica-
Palavras-chave: dc.subjectImagem científica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de zoologia-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências biológicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectInvertebrado-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectScientific illustration-
Palavras-chave: dc.subjectScientific image-
Palavras-chave: dc.subjectZoology teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching strategy-
Título: dc.titleUso de ilustração científica como estratégia de ensino de Zoologia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.