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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Mattos, Heraldo Silva da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Luiz Carlos da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Maria Carlos da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Amorim, Felipe do Carmo | - |
Autor(es): dc.contributor | Pacheco, Pedro Manuel Calas Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, João Marciano Laredo dos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3877090958824211 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4223023515340697 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0760818648569187 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9739401521810655 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1399058889534718 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6755074188329784 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5665422340857131 | - |
Autor(es): dc.creator | Lana, Luiz Daniel Montenegro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:24:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:24:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22365 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22409/PGMEC.2021.d.10627082700 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770030 | - |
Descrição: dc.description | Atualmente, na indústria de óleo e gás, os reparos por compósito são utilizados em larga escala devido a facilidade de aplicação, versatilidade para aplicação em diferentes geometrias e possibilidade de execução do reparo sem os requisitos de trabalho a quente. Inicialmente os reparos por material compósito tinham o objetivo de sanar vazamentos provisoriamente até que o trecho da tubulação com defeito pudesse ser trocado em parada programada, entretanto, com o tempo verificou-se que utilizar os reparos desta maneira era extremamente conservador ocasionando assim elevada perda financeira. Por esta razão, verificou-se que era necessário avaliar a possibilidade de operar com os reparos por mais tempo. Este trabalho tem o objetivo de avaliar a integridade de reparos na presença de defeitos de falta de adesão na interface entre compósito e substrato metálico. Foram analisados 3 diferentes sistemas de reparo comerciais em tubulações com furo de 25 mm e diferentes configurações de área com falha de adesão. A pressão de falha é obtida experimentalmente e, posteriormente sugere-se um critério teórico para prever uma estimativa inferior dessa pressão para diferentes geometrias dos defeitos de falta de adesão. Com esse critério, caso um método de inspeção não destrutivo detecte uma falha de adesão num reparo, é possível estimar a pressão de falha e com isso decidir se existe necessidade de intervenção através de reparo sobre reparo ou substituição. | - |
Descrição: dc.description | Nowadays, in the oil and gas industry, composite repairs are used on a large scale due to ease of application, versatility for application in different geometries and the possibility of carrying out the repair without the requirements of hot work. Initially, repairs with composite material were intended to be temporary until the corroded pipe section could be changed in a programmed maintenance stop. However, over time, it was found that this was an extremely conservative use of such repair systems, thus causing high financial loss. For this reason, it was necessary to evaluate the possibility of operating with repairs for a longer period. This work aims to evaluate the effectiveness of repairs for throughwall corrosion defects in the presence of an area around the hole with an adhesion flaw. It is important to note that the repaired pipe conveying liquid must not leak. Three different commercial repair systems were analyzed using 6” diameter specimens with a 25 mm diameter hole and different shape configurations of the area with the adhesion flaw. The failure pressure is obtained experimentally and a theoretical criterion is proposed to predict a lower estimate of this pressure for different geometries of the adhesion flaw. With this criterion, if a non-destructive inspection detects an adhesion failure in a composite repair, it is possible to estimate the new failure pressure and thereby decide the need for an intervention as such as repair over repair or replacement. | - |
Descrição: dc.description | 142f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compósito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reparo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adesão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Descolamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critério de falha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material composto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tubulação industrial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria petrolífera | - |
Palavras-chave: dc.subject | Composite | - |
Palavras-chave: dc.subject | Repair | - |
Palavras-chave: dc.subject | Damage | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adhesion flaw | - |
Palavras-chave: dc.subject | Failure criterion | - |
Título: dc.title | Avaliação da influencia de defeitos de falta de adesão na eficiência de reparos por material compósito | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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