Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Soraya Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Fabia Monica Souza dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Suzana Canez Cruz | - |
Autor(es): dc.creator | Vasconcelos, Maria de Fátima Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:24:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:24:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12347 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770029 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo monográfico procura investigar as faces da violência no ambiente escolar e suas repercussões na saúde dos professores, tendo como foco algumas questões sobre violência. Que tipo de violência é essa? Como identificar a violência? Como repercute na vida do professor? Como a violência é vivenciada? Tem como objetivo alcançar alguma compreensão sobre o tema da violência no ambiente escolar, bem como tornar visível a vivência dos professores quanto a esse fenômeno e suas repercussões na sua saúde. Além da pesquisa bibliográfica sobre o tema, foi realizada uma pesquisa documental junto a registros clínicos de intervenção em clínica do trabalho de duas escolas públicas municipais de ensino fundamental, para investigação das vivências relacionadas ao tema, a partir de fragmentos de fala do coletivo de professores. É uma pesquisa qualitativa com uso do método clinico de investigação, possuindo como referência teórica metodológica a Psicodinâmica do Trabalho (DEJOURS, 2011A; MARTINS, 2015; MENDES, A.M., & ARAÚJO, L ,2011; TRAESEL; MERLO, 2013, FREITAS,2013), além de outros estudos na área da educação sobre o tema violência e indisciplina no contexto escolar (SPOSITO, 1998;2002; CAMACHO, 2001; FARIAS, 2000; ABRAMOVAY, 2005, ZECCHI, 2008). As vinhetas clínicas aqui analisadas fazem parte dos documentos clínicos de pesquisa e intervenção realizada junto a duas escolas do município de Rio das Ostras, como prática de estágio supervisionado, onde foram realizadas oficinas de escuta clínica e gestão de estresse (escola K) e rodas de conversa (D), fundamentadas na abordagem da psicodinâmica do trabalho. Na fala de dois coletivos de professores (K e D) analisados identificamos as faces da violência a partir de três eixos temáticos: VIOLÊNCIA NA ESCOLA (extramuros); VIOLÊNCIA DA ESCOLA (agressões verbais, físicas, simbólicas e institucionais) VIOLÊNCIA À ESCOLA (atos de incivilidades ou micro violências), destacando a complexidade e a invisibilidade do fenômeno estudado, bem como a distância entre o trabalho prescrito e o trabalho efetivamente realizado, trazendo repercussões no processo de ensino e aprendizagem e na saúde dos profissionais de educação. Dentre as vivências de sofrimento relatadas destacam-se: sentimento de impotência, revolta, medo e desorientação frente às situações vividas no cotidiano escolar; a invisibilidade do trabalho efetivamente realizado repercutindo no reconhecimento de seu fazer; a atribuição de uma grande carga de responsabilidades e expectativas, por vezes incompatíveis com as ferramentas técnicas ou emocionais do professor; e o acúmulo de funções desempenhadas pela categoria, principalmente no que tange à confusão de papéis profissionais com papéis familiares. No decorrer da pesquisa foi possível conhecer as diversas faces da violência no contexto escolar, observando que: os diferentes fenômenos das violências se confundem ou se misturam; as consequências da violência no ambiente escolar interferem diretamente no trabalho do professor; a falta de reconhecimento, aliada à precarização das condições de trabalho e a imposição do real do mundo social tem resultado em perda de estímulo para o trabalho, com danos à saúde desses profissionais. Enfim, destacamos a importância do espaço de escuta e fala no contexto escolar para delimitação, nominação e enfrentamento de um fenômeno tão complexo do mundo atual | - |
Descrição: dc.description | This monographic study seeks to investigate the faces of violence in the school environment and its repercussions on teachers' health, focusing on some issues about violence. What kind of violence is this? How to identify violence? How does it affect the life of the teacher? How is violence experienced? Its objective is to achieve some understanding about the theme of violence in the school environment, as well as to make visible the experience of teachers regarding this phenomenon and its repercussions on their health. In addition to the bibliographic research on the subject, a documentary research was carried out together with clinical records of intervention in the work of two municipal public elementary schools, to investigate the experiences related to the topic, from speech fragments of the teachers' collective . It is a qualitative research using the clinical method of investigation, having as theoretical methodological reference the Psychodynamics of Work (DEJOURS, 2011A; MARTINS, 2015; MENDES, AM, & ARAÚJO, L, 2011; TRAESEL; MERLO, 2013, FREITAS, 2013 ), In addition to other studies in the area of education on the subject of violence and indiscipline in the school context (SPOSITO, 1998, 2002, CAMACHO, 2001, FARIAS, 2000, ABRAMOVAY, 2005, ZECCHI, 2008). The clinical vignettes analyzed here are part of the clinical research and intervention documents carried out at two schools in the city of Rio das Ostras, as a supervised practice, where clinical listening and stress management (K school) and (D), based on the work psychodynamics approach. In the speech of two teachers' groups (K and D) analyzed, we identified the faces of violence from three thematic axes: VIOLENCE AT SCHOOL (extramural); VIOLENCE OF SCHOOL (acts of incivilities or micro-violence), highlighting the complexity and invisibility of the studied phenomenon, as well as the distance between the prescribed work and the work actually carried out, bringing Repercussions on the teaching and learning process and health of education professionals. Among the reported experiences of suffering are: feelings of impotence, revolt, fear and disorientation in the face of everyday situations in school; The invisibility of the work effectively carried out, affecting the recognition of its work; The assignment of a great load of responsibilities and expectations, sometimes incompatible with the teacher's technical or emotional tools; And the accumulation of functions performed by the category, especially with regard to the confusion of professional roles with family roles. In the course of the research it was possible to know the different faces of violence in the school context, noting that: the different phenomena of violence are confused or mixed; The consequences of violence in the school environment interfere directly with the teacher's work; The lack of recognition, coupled with the precariousness of working conditions and the imposition of the real of the social world, has resulted in loss of stimulus for work, with damage to the health of these professionals. Finally, we emphasize the importance of the space of listening and speaking in the school context for delimitation, nomination and confrontation of a phenomenon so complex in the world today | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Rio das Ostras | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde do professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicodinâmica do trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência na Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde do Trabalhador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio das Ostras (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | School violence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Work psychodynamics | - |
Título: dc.title | Faces da violência no ambiente escolar e suas repercussões na saúde dos professores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: