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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Schueler, Alessandra Frota Martinez de | - |
Autor(es): dc.contributor | Sepulveda, José Antonio Miranda | - |
Autor(es): dc.creator | Dantas, Mariana Soares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:24:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:24:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32336 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770024 | - |
Descrição: dc.description | Considerando as crianças enquanto tema transversal para esse trabalho, o presente estudo intenciona dialogar com experiências vividas em campo e análises teóricas. Inicialmente narrando o evento que desencadeou meu interesse na temática dos gêneros e sexualidades na educação, elucido, sobretudo, a perspicácia das crianças na compreensão de uma face discreta e rotineira do machismo vigente. Nesse sentido, desenvolvo algumas análises teóricas a respeito da criança enquanto sujeito histórico e produtor de cultura, sendo a brincadeira a linguagem com a qual elas se relacionam com o mundo e, portanto, expressão também dos padrões sociais sexistas fundantes de nossa sociedade. Busco demonstrar como a (re)produção de ideais normativos de gêneros e sexualidades pelas escolas, baseados em estratégias pedagógicas estéticas, é histórica, “sutil” e eficaz, sendo reafirmada no ordinário da rotina, em nossos discursos, nas brincadeiras, nos livros etc. Defendo que essas estratégias compõem uma própria pedagogia da sexualidade, com uma estética defina e normativa, compondo um currículo oculto, não institucionalizado, mas em vigor, o que exige que ajamos com responsabilidade ética em nossa ação docente. Intencionando subverter essa lógica dominante, e, na promoção de uma educação antissexista em perspectiva interseccional, sugiro um possível caminho pela literatura. Apresento um pequeno acervo de livros infanto-juvenis, aos quais considero bonitezas na construção de representações de protagonismo, dignidade e autoestima das crianças. | - |
Descrição: dc.description | Considering children as a transversal theme for this work, the present study intends to dialogue with experiences lived in the field and theoretical analysis. Initially narrating the event that triggered my interest in the theme of gender and sexuality in education, I elucidate, above all, the children's insight in understanding a discrete and routine face of the prevailing machismo. In this sense, I develop some theoretical analyses about the child as a historical subject and producer of culture, being play the language with which they relate to the world and, therefore, also an expression of the sexist social patterns that are the foundations of our society. I seek to demonstrate how the (re)production of normative ideals of gender and sexuality by schools, based on aesthetic pedagogical strategies, is historical, "subtle" and effective, being reaffirmed in the ordinary routine, in our discourses, in games, in books, etc. I argue that these strategies make up a pedagogy of sexuality itself, with a definite and normative aesthetics, making up a hidden curriculum, not institutionalized, but in force, which requires us to act with ethical responsibility in our teaching. Intending to subvert this dominant logic, and, in the promotion of an anti-sexist education in an intersectional perspective, I suggest a possible path through literature. I present a small collection of children's books, which I consider to be beautiful in the construction of representations of protagonism, dignity and self esteem of children. | - |
Descrição: dc.description | 47 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sutileza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aesthetics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subtlety | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature | - |
Título: dc.title | "Aconteceu um machismo!": diálogos sobre gêneros e sexualidade com crianças na escola | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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