
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Reis, Augusto da Cunha | - |
| Autor(es): dc.contributor | Méxas, Mirian Picinini | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Cristina Gomes de | - |
| Autor(es): dc.creator | Batista, Roberta de Sousa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:24:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:24:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4288 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770023 | - |
| Descrição: dc.description | A Biblioteca é um importante elo no processo de ensino-aprendizagem de todos os níveis educacionais, presente na vida discente desde a creche até o pós-doutorado. Durante séculos os serviços ofertados pelas bibliotecas estavam circunscritos as suas instalações físicas. Todavia, a revolução tecnológica iniciada no século XX ampliou a abrangência geográfica da biblioteca para fora de suas instalações, em especial, após a popularização das ferramentas de rede social. Neste contexto, a presente dissertação tem por objetivo e propor a utilização das ferramentas de redes sociais nas mesmas visando melhoria da comunicação e da qualidade dos serviços prestados a toda a comunidade acadêmica. Para alcançar tal objetivo questionários e entrevistas foram realizados com todos os chefes das oito bibliotecas que compõem o sistema de bibliotecas do CEFET/RJ. Os resultados demonstram que a utilização de redes sociais ainda é incipiente por diversos motivos. Propostas para fomentar a utilização das redes sociais foram apresentadas desde o estabelecimento de requisitos mínimos para a conexão com a internet até o treinamento das bibliotecárias(os). As redes sociais podem trazer uma maior visibilidade para o sistema de bibliotecas do CEFET/RJ o que pode aumentar a interação com toda a comunidade acadêmica e do entorno das unidades contribuindo positivamente para o papel social que o CEFET/RJ já realiza. O impacto de tais pontos podem ser explorados em trabalhos futuros. | - |
| Descrição: dc.description | Library is an important link in the process of teaching and learning at all educational levels present in student life from kindergarten to post-doctorate. For centuries the services offered by the libraries were confined to their physical facilities. However, the technological revolution started in the twentieth century expanded the geographic scope of the library out of its facilities, especially after the popularization of social networking tools. In this context, the present work aims to propose the use of social networking tools in the Libraries of the CEFET/RJ aimed at improving communication and the quality of services provided to the entire academic community. To achieve this objective questionnaires and interviews were conducted with all the heads of the eight libraries that make up the system of CEFET/RJ libraries. The results demonstrate that the use of social networks is incipient for several reasons. Proposals to encourage the use of social networks have been presented since the establishment of minimum requirements for the internet connection to the training of librarians (them). Social networks can bring greater visibility to the library system of the CEFET/RJ which can increase the interaction with the entire academic community and surrounding units contributing positively to the social role that the CEFET/RJ already done. The impact of such points can be explored in future work. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
| Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca universitária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ferramentas de redes sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Web 2.0 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rede Social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca universitária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet | - |
| Palavras-chave: dc.subject | University library | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social networking tools | - |
| Título: dc.title | Uso das ferramentas de redes sociais no sistema de bibliotecas do CEFET/RJ: um estudo de caso | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: