Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Valdelúcia Alves da | - |
Autor(es): dc.contributor | Matos, Maria Almerinda de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Flávia Monteiro de Barros | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Ianacilda de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:24:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:24:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28631 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770016 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação de mestrado em educação tem por objeto de estudo a aplicação da Política de Ações Afirmativas na inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior, considerando para análise as experiências da Assessoria de Educação Inclusiva e Acessibilidade do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF), no que se refere ao apoio às(aos) estudantes com deficiência no período da pandemia do Coronavírus. O presente estudo se articula com a pesquisa “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade”, coordenado nacional e internacionalmente pelo Prof. Dr. José Leon Crochík (USP) e regionalmente por minha orientadora, a Profa. A Dra. Valdelúcia Alves da Costa (UFF), tendo por objetivo caracterizar as experiências da Assessoria de Educação Inclusiva e Acessibilidade do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF) no apoio às(aos) estudantes com deficiência no período da pandemia do coronavírus; identificar as experiências de aprendizagem de estudantes com deficiência no curso de Pedagogia da FEUFF na modalidade de ensino remoto e identificar se as experiências da Assessoria de Educação Inclusiva e Acessibilidade do Curso de Pedagogia da FEUFF e de aprendizagem dos estudantes com deficiência encontram apoio na política de cotas para educação inclusiva. O locus de estudo foi o curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para o alcance dos objetivos propostos, adotou-se como referencial teórico- metodológico a Teoria Crítica da Sociedade, com ênfase no pensamento de Theodor Adorno, Max Horkheimer e seus comentadores contemporâneos. Como instrumento de pesquisa, cinco membros da Assessoria de Educação Inclusiva e Acessibilidade do curso de Pedagogia da FEUFF, três professoras e quatro estudantes com deficiência responderam à entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos na pesquisa revelam o quanto a FEUFF concentra grande capacidade de resistir e enfrentar a violência contra estudantes com deficiência considerando a educação inclusiva. Isto posto, o aprofundamento nas experiências inclusivas dos membros da Assessoria de Educação Inclusiva e Acessibilidade da FEUFF, das professoras do curso de Pedagogia e dos estudantes com deficiência é relevante e assume prioridade ao se vislumbrar a educação inclusiva que favorece o desenvolvimento da autonomia docente e o desenvolvimento da aprendizagem das(os) estudantes com deficiência. | - |
Descrição: dc.description | The object of this master's thesis in education is the application of the Affirmative Action Policy in the inclusion of students with disabilities in higher education, considering the experiences of the Advisory Office for Inclusive Education and Accessibility of the Pedagogy course at the Faculty of Education of the Universidade Federal Fluminense (FEUFF), with regard to support for students with disabilities during the Coronavirus pandemic. The present study is linked to the research “ Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade”, coordinated nationally and internationally by PhD Teacher José Leon Crochík (USP) and regionally by my advisor, PhD Teacher Valdelúcia Alves da Costa (UFF), for the purpose of characterizing the experiences of the Advisory Board for Inclusive Education and Accessibility of the Pedagogy Course of the Faculty of Education of the Universidade Federal Fluminense (FEUFF) in supporting students with disabilities during the coronavirus pandemic; identify the learning experiences of students with disabilities in the FEUFF Pedagogy course in the remote teaching modality and; identify whether the experiences of the Advisory Board for Inclusive Education and Accessibility of the FEUFF Pedagogy Course and the learning of students with disabilities find support in the policy of quotas for inclusive education. Having as locus the Pedagogy course of the Universidade Federal Fluminense (UFF). In order to reach the proposed objectives, the theoretical-methodological framework was adopted, the Critical Theory of Society, with emphasis on the thinking of Theodor Adorno, Max Horkheimer and their contemporary commentators. As a research instrument, five members of the Advisory Board for Inclusive Education and Accessibility of the Pedagogy course at FEUFF, three teachers and four students with disabilities answered a semi-structured interview. The results obtained in the research reveal that FEUFF concentrates a great capacity to resist and face violence against students with disabilities considering inclusive education. That said, deepening the inclusive experiences of the members of the Advisory Board for Inclusive Education and Accessibility at FEUFF, the teachers of the Pedagogy course and students with disabilities is relevant and takes priority when envisioning inclusive education that favors the development of teaching autonomy and the learning development of students with disabilities. | - |
Descrição: dc.description | 253 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas de Educação Inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assessoria de Educação Inclusão e Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curso de Pedagogia da FEUFF | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia do Coronavírus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive Education Policies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Advisory on Inclusive Education and Accessibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | FEUFF Pedagogy Course | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coronavirus Pandemic | - |
Título: dc.title | Assessoria de Educação Inclusiva e Acessibilidade: experiências do curso de Pedagogia da FEUFF na pandemia do coronavírus | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: