Ensino de matemática e matemática moderna em congressos no Brasil e no mundo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSoares, Flávia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/339-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769994-
Descrição: dc.description18p. ISSN 1518-3483. eISSN 1981-416X.-
Descrição: dc.descriptionO movimento de renovação de ensino conhecido como Matemática Moderna chegou ao Brasil na década de 60 impulsionado por reformas que estavam acontecendo em outros paises. Antes disso,no início do século XX, manifestações em prol de uma renovação do ensino da Matemática já aconteciam em vários congressos internacionais e continuaram a acontecer em congressos nos anos seguintes. Muitas das reivindicações e críticas levantadas na época foram as mesmas discutidas anos mais tarde, na década de 50. Pode-se dizer que as discussões travadas nesses congressos internacionais deram impulso ao surgimento do Movimento da Matemática Moderna em todo o mundo e ainda se constituíram num fórum de debates acerca da Matemática Moderna. O objetivo deste texto é retomar alguns dos temas presentes nos principais congressos realizados ao longo do século XX que proporcionaram um aumento das discussões sobre o ensino de Matemática, culminando no início do Movimento da Matemática Moderna. Além disso, pretende-se discutir como foram os primeiros congressos sobre o ensino da Matemática no Brasil e a sua importância para o movimento.-
Descrição: dc.descriptionSim-
Descrição: dc.descriptionThe renovation teaching movement known by Modern Mathematics arrived in Brazil in 1960s droved by reforms which have been happened in other countries. Before this, in thenbeginning of the twentieth century, manifestations on behalf of renovations of mathematics teaching have been happened in internationals congresses and continued in following years. Many of the claims and criticisms discussed in these congresses werethe same of the 1950s congresses’. We can say that the discussions in these congresses gave an impulse to the beginning of Modern Mathematics Movement around the world and they established as a forum debates about Modern Mathematics. The aim of this paper is to take again some of the subjects of the main congresses along the twentieth century which provided an increasing of the debates about the teaching of mathematics, culminating on Modern Mathematics Movement. Moreover, we intend to discuss how were the first Brazilian congresses about mathematics teaching and their importance to the Modern Mathematics Movement.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT-
Relação: dc.relationRevista Diálogo Educacional, v. 8, p. 727-744, 2008.-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCongressos-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática moderna-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCongress-
Palavras-chave: dc.subjectModern mathematics-
Título: dc.titleEnsino de matemática e matemática moderna em congressos no Brasil e no mundo-
Título: dc.titleMathematics teaching and modern mathematics in congress in Brazil and in the world-
Tipo de arquivo: dc.typeArtigo de periódicos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.