Hotelaria e memória social: um olhar sobre os hotéis signo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSpolon, Ana Paula Garcia-
Autor(es): dc.contributorGodoy, Karla Estelita-
Autor(es): dc.contributorFonseca Filho, Ari da Silva-
Autor(es): dc.creatorMaurício, Marjorie Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1591-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769989-
Descrição: dc.descriptionNesse trabalho estudou-se a importância dos edifícios hoteleiros no contexto do turismo contemporâneo, considerando seu valor estético e simbólico e não apenas material e funcional. Para entender essa relevância foram apresentados os conceitos de patrimônio e memória social, considerando-se que esses edifícios são reconhecidos como ícones por serem vistos como patrimônio e, portanto, integrados à memória social. Fazendo uso de pesquisa bibliográfica e exploratória, objetivou-se mostrar a importância histórica de determinados edifícios hoteleiros, reconhecidos como símbolos. Além disso, buscou-se compreender o que é um hotel símbolo e qual é a sua importância no contexto da sociedade e turismo contemporâneos. Através da pesquisa apreendeu-se que o conceito de signo é mais adequado do que “símbolo”, para classificar esses edifícios hoteleiros. Foram mostradas as duas possibilidades de inserção desses edifícios na memória social: um meio de hospedagem que se instala em uma construção já reconhecida como signo e o edifício hoteleiro que transcende seu valor funcional, adquirindo maior valor simbólico e passa a ser considerado signo. Mais do que isso, percebeu-se que os signos possuem um significado semelhante ao patrimônio: funcionam como elemento reforçador e perpetuador da identidade local. Pra ilustrar os conceitos expostos e mostrar a realidade dos empreendimentos hoteleiros considerados signos foram apresentados quatro hotéis reconhecidos como tal: o Château de Gilly e os hotéis Pestana Convento do Carmo, Copacabana Palace e Ritz Paris. Observando a realidade desses hotéis, possível através de leitura de depoimentos de antigos hóspedes, pudemos notar que as pessoas podem ser atraídas pelo valor simbólico que um hotel pode possuir, mas isso não garante a longevidade do empreendimento, que está geralmente relacionada à qualidade das instalações e dos serviços prestados-
Descrição: dc.descriptionIn this paper was studied the importance of hotel buildings in the context of contemporary tourism, considering its esthetic and symbolic values and not only its material and functional values. To understand this relevance, it was shown the concepts of heritage and social memory, considering that these building that are recognized as icons may be seen as heritage and, therefore, integrated to social memory. Through bibliographic and exploratory research was intended to show the historic importance of certain hotel’s buildings, recognized as symbols. Besides that, it was tried to understand what symbol hotel is and what its importance is in contemporary society and tourism. Throughout the research it was learned that the concept of sign is more adequate than symbol to classify this hotels’ buildings. It was shown two different forms of inserting these buildings in the social memory: a hotel that it’s installed in a construction that is already recognized as a sign and the hotel building that transcends its functional value, acquiring more symbolic value and starts being considered a sign. More than that, it was noticed that signs possess a meaning that it similar to the heritage: they work as an element of reinforcement and perpetuator of local identity. To illustrate the exposed concepts and show the reality of hotels considered signs, it was presented four different hotels recognized as such: the Château de Gilly and the hotels Pestana Convento do Carmo, Copacabana Palace and Ritz Paris. Observing the reality of these hotels, possible through the reading of guests’ opinion, it was noticeable that people can be attracted by symbolic value that the hotel may have, but that doesn’t guarantee its longevity, which is usually related to installations quality and services provided-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente construído-
Palavras-chave: dc.subjectMemória social-
Palavras-chave: dc.subjectSigno-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectHotelaria-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectHotelaria-
Palavras-chave: dc.subjectMemória social-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio histórico-
Palavras-chave: dc.subjectHeritage-
Palavras-chave: dc.subjectBuilt environment-
Palavras-chave: dc.subjectSocial memory-
Palavras-chave: dc.subjectSign-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectHotels-
Título: dc.titleHotelaria e memória social: um olhar sobre os hotéis signo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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