A eletrificação da frota automobilística: análise do custo de Carbono no Brasil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPerecin, Danilo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0070319037330264-
Autor(es): dc.contributorGandelman, Dan Abensur-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2448208406883740-
Autor(es): dc.contributorJorge, Gabriel da Silva Azevedo-
Autor(es): dc.contributorFontoura, Geraldo André Thurler-
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Matheus Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31201-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769987-
Descrição: dc.descriptionO trabalho se propõe a estudar, estimar e contextualizar cenários de custo de abatimento de carbono em um modelo de transição energética da frota automobilística, por meio da substituição de combustíveis fósseis por veículos elétricos (VE), associando o impacto econômico e os ganhos ambientais a partir de cenários modelos. Serão levantados dados a respeito do Brasil, da França e dos Estados Unidos da América. Foram escolhidos economias que possuem matrizes elétricas heterogêneas com características peculiares, além de possuírem cambio monetário diferenciado e características de utilização energética singulares . Foi realizada uma analise comparativa dos resultados, por se tratar de economias com peculiaridades de cambio, matriz elétrica e fatores de emissão. Serão estimados cenários de adoção de VEs para as próximas décadas no Brasil, com estudo da atratividade da fonte elétrica em detrimento a combustíveis líquidos para veículos leves onde, por metodologia de cálculo, será possível quantificar custos da substituição para o consumidor e o preço atrelado à tonelada de carbono que será evitada. Como resultado, obtém êxito em perceber a atuação de variáveis no cálculo final de abatimento de carbono. Variação do preço dos combustíveis, custos de aquisição, preço da energia adotado, fatores de emissão do parque elétrico são alguns pontos que foram modelados e que permitiram variações no cálculo final. Para verificar a ordem de grandeza dos cálculos, foram comparados valores de custos de abatimento de carbono em diferentes estudos, pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e por relatório dos valores estabelecidos em economias com mercado de carbono consolidado. Os resultados obtidos pelos modelos de transição energética na frota automobilística divergem dos valores comercializados extrapolando a média dos custos de abatimento de carbono nos mercados-
Descrição: dc.descriptionThe work proposes to study, estimate and contextualize carbon abatement cost scenarios in an energy transition model of the automobile fleet, through replacement of fossil fuels by electric vehicles, associating the economic impact and environmental gains from models. Data will be collected regarding Brazil, France and the United States of America and a comparative analysis of results will be carried out, in case of economies peculiarities like exchange rate, electrical matrix and emission factors. It will be adopted scenarios of EVs consolidation for next decades in Brazil, studying the attractiveness between electrical source and liquid fossil fuels for light vehicles where, by math methodology, it will be possible to quantify levelized costs to consumer and the price linked to a ton of carbon that will be avoided. As a result, it was possible to perceive the performance of variables in the final calculation of carbon abatement, fuel price variation, acquisition costs, price of energy adopted, emission factors of the electric park, are points that were modeled and was responsible for variations in the final calculation. To verify math conclusions, values of carbon abatement costs were compared in different studies, by the Ministry of Science, Technology, Innovations and Communications (MCTIC) and consolidated carbon market reports. The numbers calculated of the energy transition models in the automobile fleet differs from the actual marketed values, extrapolating the average cost of carbon abatement-
Descrição: dc.description100 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFrota automobilística-
Palavras-chave: dc.subjectMatriz elétrica-
Palavras-chave: dc.subjectCusto atrelado de carbono-
Palavras-chave: dc.subjectCenários de eletrificação de frota-
Palavras-chave: dc.subjectCombustíveis fósseis-
Palavras-chave: dc.subjectVeículos elétricos-
Palavras-chave: dc.subjectTransição energética-
Palavras-chave: dc.subjectFatores de emissão-
Palavras-chave: dc.subjectVeículo elétrico-
Palavras-chave: dc.subjectCusto financeiro-
Palavras-chave: dc.subjectCarbono-
Palavras-chave: dc.subjectAutomotive fleet-
Palavras-chave: dc.subjectElectric park-
Palavras-chave: dc.subjectCarbon emission prices-
Palavras-chave: dc.subjectElectrification scenarios-
Palavras-chave: dc.subjectFossil fuels-
Palavras-chave: dc.subjectElectric vehicles-
Palavras-chave: dc.subjectEnergy transition-
Palavras-chave: dc.subjectEmission factors-
Palavras-chave: dc.subjectCarbon abatement-
Título: dc.titleA eletrificação da frota automobilística: análise do custo de Carbono no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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